DAPS inicia último módulo do ano do Programa Gestante Saudável

O ginecologista Dr. Ronaldo Meissner fala sobre “Mudanças Corporais na Gestação”, no terceiro módulo do Programa Gestante Saudável.

Na última sexta-feira (17), a Diretoria de Assistência Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS) deu início ao terceiro – e último – módulo do ano do Programa Gestante Saudável, uma imersão para orientar as futuras mamães. Foram quatro palestras, ministradas ao longo da tarde no auditório Beneficiário Jaime Lerner, no Centro de Saúde.

O primeiro assunto foram as “Mudanças Corporais na Gestação”, com o ginecologista Dr. Ronaldo Meissner. Ele descreveu o que acontece com o corpo da mulher em cada trimestre da gravidez: “No primeiro a mulher passa a urinar com mais frequência e pode perder o apetite em decorrência das náuses e pela maior sensibilidade olfativa”, expôs.

“No segundo trimestre há alterações na pressão arterial, o que provoca mais sonolência, e a gestante começa a sentir a necessidade de usar roupas mais claras e confortáveis, pelo crescimento da barriga. O que por sua vez também pode levar a um aumento da lordose e ao desconforto por conta das dores nas costas”, acrescentou.

Já o último trimestre requer atenção a possíveis infecções urinárias, que podem levar um parto prematuro. “As toxinas geradas pela infecção podem causar a contração do útero, antecipando o parto”, explicou o médico. “A principal orientação é a gestante se manter hidratada.”

A coordenadora do ICS, a pediatra Dr.ª Gislaine Strapasson Blum, abordou os “Aspectos Neonatais e os Primeiros Cuidados com o Bebê”.

A segunda palestra ficou a cargo da coordenadora médica do ICS, a pediatra Dr.ª Gislaine Strapasson Blum, que falou sobre os “Aspectos Neonatais e os Primeiros Cuidados com o Bebê”. Ela destacou a importância do monitoramento da Escala de Apgar, o teste realizado nos primeiros minutos de vida, que avalia as condições globais de saúde do recém-nascido e a sua adaptação à vida extrauterina.

Mencionou ainda as primeiras vacinas que o bebê recebe ainda na maternidade, como a da Hepatite B e a vitamina K, e as cinco avaliações pediátricas: os testes do coração, do pezinho, do olhinho, da orelha e da língua. “Se tudo correr bem, a mãe e o bebê devem ter alta hospitalar no prazo de 48 horas após o parto”, ressaltou a pediatra. “Em casa, é importante ficar atento à amamentação, qualidade do sono, a eventuais dificuldades de evacuação e à ocorrência de refluxo ou engasgo.” Também foram simuladas manobras para desengasgar recém-nascidos.

Na sequência a odontopediatra Renata Comparotto falou sobre “Cuidados Odontológicos para a Mãe e o Bebê”. Ela deu orientações sobre a higienização da gengiva do recém-nascido, usando uma dedeira ou fraldinha, e também sobre a escovação dos dentes de leite – “com creme dental sem flúor”, destacou. Ela lembrou ainda que os cuidados com a saúde bucal desde a primeira infância torna as crianças mais tolerantes à manipulação durante as consultas anuais regulares ao dentista.

A imersão terminou com a graduanda em Fisioterapia Camila Ponciano de Barros, que deu uma oficina com orientações práticas de exercícios para o fortalecimento da pelve, que facilita o trabalho de parto e a sua recuperação, além de melhorar a postura e evitar dores musculares e articulares. A última sessão do Programa Gestante Saudável será na próxima sexta-feira (24), no mesmo auditório, na qual serão abordados os seguintes temas: trabalho de parto, orientações sobre a documentação, aleitamento materno e higiene do bebê. Para participar, basta inscrever-se no Acolhimento da Ginecologia ou na DAPS, ou pelo telefone (41) 3330-6088.

ICS + Prevenção
Classificado como: