O Instituto Curitiba de Saúde – ICS participou nos dias 23 e 24 de março do Smart City Expo Curitiba, a edição brasileira do maior evento de Cidades Inteligentes do mundo. O diretor-presidente do ICS, Tiago Waterkemper, apresentou no stand do Vale do Pinhão os projetos de inovação e sustentabilidade que estão sendo implantados na instituição.

Em 2022, o ICS aderiu ao Pacto Global da ONU, comprometendo-se a atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as iniciativas apresentadas, está a implantação de uma usina solar fotovoltaica.

O projeto vem ao encontro do programa Curitiba Mais Energia, da Prefeitura de Curitiba, e o compromisso assumido pela cidade de mitigar emissões através do aumento do portfólio de energias renováveis. Curitiba é referência mundial em iniciativas de cidade inteligente e a utilização da energia solar está entre essas ações.

O Centro de Saúde do ICS receberá aproximadamente 400 módulos de placas solares com uma produção de energia mensal de 22.500 kW/h, o suficiente para suprir até 100% da demanda elétrica da instituição.

A construção da usina será realizada através de contratação inédita no país, o Contrato de Eficiência, previsto na nova Lei de Licitações e Contratos, visando o maior retorno econômico.

Além do benefício financeiro para o Instituto e os seus mais de 70 mil beneficiários, as placas fotovoltaicas representam o desenvolvimento econômico e sustentável, com a geração de energia limpa e sem impacto ambiental.

O Diretor-presidente do ICS também apresentou projeto de reaproveitamento de espaços obsoletos – visando proporcionar eficiência, bem-estar e troca de conhecimentos, através da transformação de espaços que estavam ociosos na instituição.

O Auditório Beneficiário Jaime Lerner e o ICS Café fazem parte das melhorias de infraestrutura que a sede da operadora de saúde dos servidores vem recebendo nos últimos anos.

Em breve, haverá a inauguração do Espaço Cultural, que nasce com o objetivo de resgatar e preservar a memória do instituto, bem como os marcos do serviço de assistência à saúde dos servidores municipais.

ICS participa do Smart City Expo Curitiba 2023
Classificado como: