Homens acima de 45 anos podem realizar exames de rotina e PSA para sem coparticipação, durante todo o mês.

“E melhor prevenir do que remediar”. As sábias palavras são do guarda municipal Reginaldo Cardoso de Souza, que atua há 16 anos na corporação, e marcou presença na palestra da campanha Novembro Azul do Instituto Curitiba de Saúde – ICS, nesta segunda-feira (3).
“A prevenção é muito importante, e com essa conversa, nós conseguimos entender mais sobre os riscos das várias doenças e também como conseguimos prevenir e ter uma vida melhor. Um ótimo assunto, muito bom”, contou Reginaldo.
Além de reforçar a importância da prevenção, o guarda municipal elogiou o papel da Medicina de Família e Comunidade dentro do ICS. “Gostei de saber que essa consulta é mais personalizada, é um caminho muito bom pra gente do que ficar correndo atrás de especialista em especialista. Importante ter alguém que veja a gente como um todo, assim como faz o Médico de Família”, completou.
Prevenção
A palestra foi conduzida pelo médico de Família e Comunidade Felipe Gutierre no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal de Curitiba, e marcou o início das ações de conscientização do ICS voltadas à saúde do homem.
Durante o encontro, o médico reforçou que a prevenção passa por atitudes simples no dia a dia. “Manter uma alimentação equilibrada, realizar exames periódicos, praticar atividades físicas, não ingerir bebida alcoólica, cuidar do sono e se proteger nas relações sexuais são atitudes que fazem a diferença na qualidade de vida e na prevenção de doenças”, ressaltou Felipe.
Exames sem coparticipação
A gerente de Atenção Primária, Milena Fernandes, explicou que a campanha Novembro Azul do ICS está oferecendo exames com isenção de coparticipação para beneficiários homens a partir de 45 anos.
São eles: colesterol total, colesterol HDL, triglicerídeos, creatinina, glicose, sangue oculto nas fezes — que ajudam a avaliar o risco cardiovascular — e o PSA (Antígeno Prostático Específico), essencial para o rastreamento de doenças da próstata.
“Quero lembrar a todos que as guias poderão ser emitidas até o dia 28 de novembro, último dia útil do mês, e os exames poderão ser realizados sem coparticipação durante os 90 dias de validade da guia”, destaca Milena. “Homem forte é o que se cuida. Saúde também é um ato de coragem. Por isso, estamos aqui reforçamos o compromisso com o cuidado contínuo com a saúde de vocês, estimulando a conscientização e o autocuidado entre os homens”, finalizou.
