Uma dica importante do médico do ICS é abrir a boca e respirar normalmente, inclinando-se à frente para fazer a lavagem.

O inverno está aí, e com ele, o desafio de manter a saúde respiratória em dia. Na busca por se proteger de doenças típicas da estação, uma prática tem se mostrado cada vez mais fundamental: a lavagem nasal. O médico de Família e Comunidade do Instituto Curitiba de Saúde – ICS, João Paulo Franzoni, defende que essa técnica é simples e oferece muitos benefícios.
“A lavagem nasal é um grande aliado na prevenção e ajuda na melhora dos sintomas, também. Mas, muita gente tem dúvida de como que faz isso. A gente pode usar a seringa com soro fisiológico ou a garrafinha, lembrando sempre que a gente precisa usar soro fisiológico. Nada de fazer com água que vai arder, tem que ser soro”, explica o médico.
Prática
Uma dica importante do médico do ICS é abrir a boca e respirar normalmente, inclinando-se à frente para fazer a lavagem. “Faz com tranquilidade, não precisa fazer com força, foco na respiração. O soro geralmente entra de um lado e sai do outro, mas ele pode entrar e sair do mesmo lado, não tem problema, Se engolir um pouquinho de soro também, tudo certo”, explica João.
De acordo com ele, cerca de 20 ml em cada narina é o ideal. “Sobre a freqüência, não tem limite. Mas o ideal é que faça no mínimo três vezes ao dia, principalmente se está com sintoma de nariz trancado, escorrendo, rinite, sinusite. E, claro, pode fazer a lavagem até sem estar doente, pois ajuda na hidratação do nariz.
Redes sociais
O vídeo do médico de Família e Comunidade João Paulo Franzoni explicando a didática sobre a lavagem nasal está disponível nas redes sociais do ICS. Siga o ICS nas redes sociais e acompanhe conteúdos sobre saúde, serviço e informações da Instituição.