Campanha de 2023 chega ao fim com quase 1700 guias de mamografias emitidas e faz cerca de 1200 preventivos
O Outubro Rosa 2023 terminou oficialmente no último dia 31, e foi um sucesso. Palestras concorridas, muita informação circulando e milhares de exames liberados. Foram quase 1700 guias de mamografia emitidas, e cerca de 1200 preventivos do colo do útero realizados, contando ainda com a ajuda do guichê móvel Smart Moov.
Foram cerca de 50 colaboradores envolvidos na força-tarefa mobilizada para a campanha, incluindo toda a Diretoria de Assistência Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS) e os ginecologistas da Diretoria de Assistência à Saúde (DAS), além do pessoal da manutenção, Comunicação e dos palestrantes convidados.
A programação incluiu palestras sobre mitos e verdades sobre o câncer de mama, orientações sobre prevenção e diagnóstico, fisioterapia na saúde da mulher e até uma apresentação interativa, que incluiu dinâmicas de autoconhecimento e dicas sobre relações familiares, o sagrado feminino, o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, orientações de saúde e informações sobre o Outubro Rosa.
“Os números foram superiores aos da campanha do ano passado, mas precisamos trabalhar mais para atingir as cerca de 8 mil mulheres que não realizaram a mamografia nos últimos três anos”, ressaltou a diretora de Assistência Primária à Saúde e Serviços Sociais e de Assistência à Saúde do ICS, Dr.ª Marina Bueno. “Se apenas uma dessas mulheres que fez a mamografia chegar à cura do cancer, devido ao diagnóstico precoce, teremos feito a nossa parte.”
Ela também destacou a novidade do Smart Moov, o guichê móvel posicionado na recepção da Santo Antônio: “O carrinho chama a atenção, as pessoas chegavam pela curiosidade e agendavam seus exames, até por conta da praticidade. Funcionou muito bem”, concluiu.