Procurador da PGM capacita gestores do ICS sobre assédio
O segundo dia da SIPAT 2023 começou com uma palestra do presidente da Comissão Permanente de Sindicância da Procuradoria-Geral do Município (PGM), José Carlos do Nascimento, sobre assédio sexual, destinada aos gestores e chefias do ICS.
Ele destacou a importância de as lideranças se posicionarem de forma clara e assertiva sobre o assunto, para que todos os colaboradores saibam que a instituição não tolera nenhum tipo de assédio. E sublinhou que os gestores jamais devem culpar as vítimas – por exemplo, censurando a maneira de se vestir –, mas acolhê-las, e também oferecer diversos canais de denúncia.
“O procurador também chamou a atenção para a importância de as situações de assédio serem encaminhadas da forma correta, terem consequências, resultarem em processo administrativo e sanções para os assediadores”, comentou a chefe de gabinete do ICS, Cristina Romanniuk Fontanelli. “Tem que ir na matriz do problema e resolver.”
José Carlos do Nascimento ressaltou ainda que muitos casos de assédio ocorrem com estagiárias e funcionárias terceirizadas, como as responsáveis pela limpeza e conservação. “E na maioria das vezes elas não denunciam, por medo de perderem o emprego e pela posição dos assediadores. São o elo mais frágil”, resumiu. Daí a importância de os líderes se manterem atentos a essas situações, e estarem disponíveis a ouvir também os funcionários terceirizados.