Dia Mundial da Atividade Física é comemorado dia 06 de abril e tem como principal objetivo conscientizar pessoas sobre o hábito de se exercitar

Fazer atividade física é como dar um upgrade no corpo e na mente. Isso todos já sabem, não é mesmo? Mas, muitos ainda não têm ideia do quanto ter músculos fortes pode salvar vidas. Isso porque ter músculos bem desenvolvidos garante prevenção e promoção de saúde.

A Médica de Família e Comunidade do Instituto Curitiba de Saúde – ICS, Letícia Butzke, explica que os músculos podem influenciar no funcionamento metabólico do corpo, desde controle do açúcar em excesso. “Até mesmo auxiliar na formação de novas artérias e melhoria de conexões cerebrais, estando, inclusive, relacionada à redução de demências”.

Além disso, a Drª Letícia detalha que os músculos podem funcionar como reserva energética. “Isso acontece também em caso de necessidade de internamento hospitalar prolongado, e na prevenção da perda muscular que ocorre com envelhecimento (sarcopenia), garantindo estrutura óssea mais forte, prevenindo osteoporose, e maior independência no envelhecimento”, disse ela.

Para que muitos se conscientizem sobre a importância do hábito do exercício, nesse dia 06 de abril comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física.

Por que é tão importante se exercitar?

O exercício físico é uma das formas mais eficazes para prevenção e controle de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, certos tipos de câncer.

“Também é primordial para auxiliar no controle de doenças psiquiátricas, como ansiedade ou depressão, pois promove bem-estar com liberação de importantes neurotransmissores cerebrais. Reduz também dores articulares, musculares e melhora a qualidade de sono, garantindo uma maior disposição”, completa a Médica de Família.

Em contrapartida, ficar parado e não tem uma atividade física constante pode levar a um aumento de incidência de doenças, incluindo obesidade e síndrome metabólica, que aumenta a chance de eventos cardiovasculares graves, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefalico (AVC).

Como começar?

Para sair do sedentarismo, a recomendação é fazer menos 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada, ou 75 minutos por semana de atividade vigorosa. Ainda, há uma possibilidade de combinar as duas, porém – segundo a médica Letícia Butzke – estudos dizem que 14 minutos de exercício por semana já implicam em benefícios cardiometabólicos.

Com isso, iniciar alguns movimentos dentro da rotina é muito importante para um bom começo.

– Dar passos a mais durante o trabalho

– Subir por escadas ao invés de utilizar elevadores

– Caminhar por cinco minutos após o almoço

– Se locomover mais a pé/bicicleta

– Buscar lazeres em locais ao ar livre como parques, feiras

Depois de um dia puxado no trabalho, fazer uma corrida ou uma aula de dança pode ser o escape perfeito para deixar as preocupações de lado e relaxar. O ideal é escolher um exercício físico que goste, pois isso aumenta a chance de aderência ao novo hábito. Mas não tem segredo, tem que dar o primeiro passo.

Você sabia que ter músculos fortes pode salvar sua vida? Entenda a importância de se exercitar
Compartilhe esta notícia:
Classificado como: