Programa de Tratamento da Obesidade
Cuidado integral com foco na adoção de hábitos de vida saudáveis.
O programa tem o objetivo de promover o tratamento integral ao beneficiário com quadro clínico de obesidade ou sobrepeso elevado, com foco na adoção de hábitos de vida saudáveis e redução do acúmulo de gordura corporal por meio de orientações e intervenções educativas.
Com foco no emagrecimento saudável, os participantes passam por acompanhamento multiprofissional por pelo menos dois anos, conforme orientações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Ministério da Saúde.
Como funciona o programa?
O acompanhamento inclui consultas com nutricionista, endocrinologista, médico da família, assistente social e encaminhamento ao psicólogo, durante um período mínimo de dois anos.
Também são ofertados módulos presenciais com palestras e atividades relacionadas ao tema.
Caso o beneficiário não atinja os resultados esperados no período, poderá ser avaliado para possível indicação de cirurgia bariátrica, conforme critérios e diretrizes da ANS.
Quem tem indicação e cobertura para cirurgia bariátrica?
Grupo I — Idade
- Maiores de 18 anos;
- Pacientes entre 16 e 18 anos, com escore-z maior que +4 na análise do IMC por idade e epífises de crescimento consolidadas.
Grupo II — Critérios clínicos
- Índice de Massa Corpórea (IMC) de 35 Kg/m2a 39,9 Kg/m2, com co-morbidades (doenças agravadas pela obesidade e que melhoram quando a mesma é tratada de forma eficaz) que ameacem a vida (diabetes, ou apnéia do sono, ou hipertensão arterial, ou dislipidemia, ou doença coronariana, ou osteoartrites, entre outras) com falha no tratamento clínico realizado por, pelo menos, 2 anos;
- IMC de 40 Kg/m2a 49,9 Kg/m2, com ou sem co-morbidades; com falha no tratamento clínico realizado por, pelo menos, 2 anos;
- IMC igual ou maior do que 50 Kg/m2.
Grupo III — Contraindicações
- Pacientes com quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso de álcool ou drogas ilícitas;
- Limitação intelectual significativa em pacientes sem suporte familiar adequado;
- Doença cardiopulmonar grave e descompensada que influenciem a relação risco benefício;
- Dipertensão portal, com varizes esofagogástricas; doenças imunológicas ou inflamatórias do trato digestivo superior que venham a predispor o indivíduo a sangramento digestivo ou outras condições de risco;
- Síndrome de Cushing decorrente de hiperplasia na suprerrenal não tratada e tumores endócrinos.
Como participar?
Para participar, basta solicitar a inscrição pelo telefone (41) 3330-6088, WhatsApp (41) 99147-8021, ou pessoalmente na DAPS, no Centro Solar de Saúde do ICS.
