O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) dá mais um passo para ampliar a sua atuação. O instituto lança novos planos de saúde para os servidores municipais e atender públicos que hoje não são contemplados: dependentes de servidores, com idade de 18 a 33 anos, agentes de saúde, funcionários de empresas públicas e comissionados.

“Esperamos ter uma boa adesão porque os valores serão menores que os dos planos privados”, diz Dora Pizzatto, presidente do ICS. O valores são de 10% a 30% mais baratos que os dos planos privados e a adesão não é obrigatória.

A criação dos novos planos foi possível porque no fim do ano passado a Câmara Municipal aprovou em segundo turno o projeto de lei que altera e acrescenta dispositivos na Lei 9.626/99. Com a aprovação, ficou permitida a criação de novos planos de saúde para ampliação do público-alvo.

Os planos que serão lançados são: Plano Servidor Apartamento (até hoje só era ofertada a opção enfermaria com dois leitos), Plano de Agentes de Saúde e de Combate a Endemias (enfermaria), Plano Dependentes de 18 a 33 anos (enfermaria e apartamento) e Plano Empresas (enfermaria e apartamento). Esse último é voltado as instituições da administração indireta da Prefeitura de Curitiba, como autarquias, fundações, empresas públicas, paraestatais e sociedades de economia mista, celetistas e cargos em comissão.

As informações sobre os novos planos estarão no portal do ICS na internet e também será disponibilizado o telefone 3330 6134 para esclarecer as dúvidas dos servidores.

Servidor Apartamento

Atualmente o plano do ICS aos servidores municipais oferece apenas acomodação enfermaria com dois leitos. O novo Plano Servidor Apartamento tem as mesmas características gerais de cobertura e atendimento, porém com o diferencial da acomodação apartamento. A adesão é opcional e pode ser feita somente para um integrante da família e os outros permanecerem com a acomodação enfermaria. A cobrança é de acordo com a faixa etária.

Dependentes 18 a 33

Uma das principais novidades para os servidores é o plano voltado aos dependentes com idade entre 18 e 33 anos. Atualmente, quando completa 18 anos, o dependente perde direito ao benefício e é retirado do plano – por ano, saem do ICS cerca de mil jovens. A expectativa é que seis mil dependentes busquem o novo plano.

“Com essa opção, esse dependente pode continuar a ter acesso ao ICS, com cobertura completa dos serviços prestados”, explica Dora. Serão oferecidos atendimento ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e odontologia.

O novo plano terá um custo de acordo com a faixa etária do dependente, conforme regulamentação da ANS. As faixas etárias variam de 0 a 18 anos, 19 a 23 anos, 24 a 28 anos e 29 a 33 anos. O plano  possui coparticipação de 30%, limitado a R$ 100,00 por procedimento.

Além do filho maior de idade, o servidor também poderá incluir como dependente no plano o cônjuge do filho(a), de 18 a 33 anos, e netos de 0 a 33 anos.

Agentes de Saúde e Combate a Endemias

O ICS criou um plano de saúde voltado exclusivamente para atender a demanda dos Agentes Comunitário de Saúde e Combate a Endemias.  O plano é semelhante ao oferecido hoje para o servidor, possui desconto de 3,9% sobre o salário base e demais vantagens e a cobrança de coparticipação de 30%. Não há mudança de preço por faixa etária e o agente pode incluir seus dependentes, esposo(a) e filhos menores de 18 anos, sem custo adicional.

Empresas

O Plano Empresas é destinado aos empregados públicos e celetistas das instituições e empresas públicas da Administração Indireta da Prefeitura Municipal de Curitiba. O plano terá custo por faixa etária, cobertura completa e coparticipação de 30% limitada a R$ 100 por procedimento. A relação contratual será entre as empresas e o ICS. Ficará a cargo da instituição escolher o plano básico (sem odontologia) ou completo (com odontologia) para os seus colaboradores. Também haverá o opcional de acomodação enfermaria ou apartamento.

Aplicativo

Outra novidade é o lançamento do aplicativo do ICS para marcação de consultas, lançado oficialmente dia 22/10. Através do celular smartphone agora é possível agendar, remarcar e cancelar as consultas, além do beneficiário poder verificar a liberação ou negativa de exames e cirurgias e ter acesso à rede credenciada, junto com o endereço e o telefone de cada prestador. O aplicativo também avisa, com 24 horas de antecedência e posteriormente com três horas, o horário das consultas agendadas.

A nova ferramenta está disponível na Play Store para sistema Android e na Apple Store para plataforma iOS. Cerca de 6 mil beneficiários já baixaram o aplicativo. Para ter acesso é preciso ter o login e senha cadastrado no site do ICS.

Novos Planos