Mês de conscientização e combate ao câncer de próstata

Celebrar o Novembro Azul ganha cada vez mais força, ano após ano. A campanha mundial, que começou na Austrália em 2003, visa à prevenção ao câncer de próstata. Este tipo de câncer é o mais comum entre os homens e causa de morte de 28,6% da população masculina, que desenvolve neoplasias malignas.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O número é preocupante, pois se a patologia for detectada no início, a mortalidade será bem menor.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, a maioria dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso, incentivar o homem a procurar um urologista anualmente, depois dos 40 anos, é essencial para a boa saúde prostática.

“É importante conscientizar todos os homens, que temos a próstata e que ela deve ser cuidada”, afirma o urologista do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Nageib Mamedio Bark.

O QUE É PRÓSTATA

Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir os espermatozóides.

O preconceito pregado durante décadas, que o toque retal era a única forma de o médico diagnosticar o câncer de próstata tirava muitos homens dos consultórios, erroneamente.

“Hoje em dia, com métodos de diagnósticos mais modernos não há necessidade. Mas é importante deixar claro, que nenhum homem vai deixar de ter sua hombridade por algum tipo de exame”, declara Nageib.

O exame de sangue PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, é um desses exames mais modernos, que ajudam os médicos no diagnóstico precoce. O PSA é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Com as chances de diagnosticar a doença de forma precoce, o Novembro Azul é divulgado anualmente. Preconceito definitivamente não anda de mãos dadas com a saúde.

Homens, depois dos 40 anos: procurem um urologista.

Sua saúde agradecerá!

Novembro Azul