Ortopedista do ICS é convocado para a Copa América
Cinco anos depois, o ortopedista do ICS André Thiele, de 32 anos, repete os passos do pai, Edilson Thiele, e é convocado para a próxima edição da Copa América, que será realizada entre os dias 20 de junho e 14 de julho deste ano, nos Estados Unidos.
Em 2019, o Dr. Edilson – que também era ortopedista do ICS – foi chamado pela Conmebol para atuar como médico de campo na Copa América daquele ano, que teve o Brasil como sede. Já o filho fará parte da Comissão Antidoping da atual edição do torneio, e vai trabalhar na partida de abertura – Argentina x Canadá, dia 20 de junho, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, para onde ele viaja no próximo sábado (15). O ortopedista curitibano vai atuar ainda no jogo entre os donos da casa e o Panamá, que acontece no mesmo estádio no dia 27 de junho.
O Dr. André é um dos 10 médicos brasileiros chamados pela Conmebol para trabalhar no campeonato. Ao todo, serão 36 médicos oficiais distribuídos pelas 12 sedes do torneio – sem contar os profissionais das equipes.
E o caminho até lá não foi simples: “Participamos de um processo seletivo, no qual os aprovados se tornam médicos oficiais da Conmebol e aguardam ser chamados para os torneios organizados pela entidade”, contou o ortopedista, que trabalhou na Copa América de Futsal deste ano, realizada em fevereiro no Paraguai.
A conquista – um reconhecimento internacional no âmbito da Ortopedia e da Medicina Esportiva – é um orgulho para a família, que já está na terceira geração de profissionais vinculados ao ICS: além do pai, que foi ortopedista do Instituto, o avô Erailto Thiele (já falecido) foi diretor de Limpeza Pública da Prefeitura e conselheiro do antigo IPMC. “Não deixa de ser uma convocação para a Copa América, né?”, brinca o Dr. André.
“A convocação do Dr. André para a Copa América é mais um demonstrativo da alta qualidade dos profissionais que compõem o corpo médico do ICS”, destaca o presidente do Instituto, Tiago Waterkemper. “O ICS agradece a contribuição de toda a família à instituição, e deseja sucesso e boa sorte ao seu atual representante na competição”.