Março Amarelo: Mês Mundial de Conscientização sobre a Endometriose

No Mês Mundial de Conscientização sobre a Endometriose, a campanha Março Amarelo alerta para uma doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.

A Endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero, fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga. O desconforto que ela causa faz com que as mulheres precisem procurar atendimento médico com seu ginecologista.

Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade.

Existem mulheres que sofrem dores incapacitantes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto. Entre os sintomas mais comuns estão: cólicas menstruais intensas e dores durante a menstruação; o processo pré-menstrual; durante as relações sexuais; dor difusa ou crônica na região pélvica; fadiga crônica e exaustão; sangramento menstrual intenso ou irregular; alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação; dificuldade para engravidar e infertilidade. Esses sinais podem se manifestar individualmente, ou, ainda, uma mistura desses sintomas.

Para cada tipo de manifestação clínica da endometriose existe um tratamento específico que deverá ser orientado pelo médico ginecologista da paciente. O Instituto de Saúde de Curitiba possui em seu quadro de profissionais, especialistas no assunto, que poderão auxiliar no tratamento das mulheres que necessitem de atendimento.

MARÇO AMARELO