O programa “Mais vida, menos tabaco” foi criado para sensibilização e tratamento do tabagismo, atendendo aos beneficiários do Instituto Curitiba de Saúde – ICS, trazendo como benefício à prevenção das doenças relacionadas ao seu uso, assim como redução dos custos em saúde.

Podem participar das reuniões, beneficiários, titulares ou dependentes, para maiores de 18 anos.

Como funciona o programa para parar de fumar?

O “Mais vida, menos tabaco” segue a metodologia do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O beneficiário passa por consulta com o médico responsável pelo programa e realiza a anamnese (entrevista), que visa acompanhar a evolução do fumante na tentativa de deixar o tabaco.

O programa é organizado em grupos com 04 encontros terapêuticos cada, com regularidade semanal (uma vez por semana).

Visa estimular a adesão voluntária por meio da educação e busca um estilo da vida mais saudável. As ações serão acompanhadas por palestras educativas, ações preventivas, motivação para hábitos saudáveis, atividades individuais e em grupos, pesquisas internas para levantamento de dados e avaliação dos resultados. A terapia em grupo é a principal ferramenta para o fortalecimento do processo de mudança.

Realizado monitoramento trimestral dos beneficiários, e se necessário, o agendamento de consultas com o médico do programa, nutricionista e/ou encaminhamento para a psicoterapia.

O beneficiário, que tem interesse em parar de fumar, passa por uma consulta com a profissional de enfermagem e em seguida por Pneumologista. Posteriormente serão ofertadas palestras com nutricionista e fisioterapeuta. Após 30 dias da palestra o beneficiário passará por consulta de retorno com o profissional da enfermagem e médico de família. E após 120 dias será feito tele-monitoramento pelo profissional da enfermagem.

Como me inscrevo no Programa Mais Vida Menos Tabaco?

Existem duas formas:

1ª. Presencial: Comparecer no DAPS que fica localizado no térreo do Centro de Saúde do ICS (antigo laboratório) na Rua Santo Antônio, nֻº 400 – Rebouças;

2ª. Remoto: Ligar para o telefone 3330-6088.