Prefeito Rafael Greca inaugura Telemedicina do ICS
O prefeito Rafael Greca inaugurou nesta terça-feira (28) o serviço de Telemedicina do Instituto Curitiba de Saúde (ICS). A solenidade, realizada em frente à telecabine instalada na recepção Santo Antônio do Centro Solar de Saúde, contou com a presença do presidente do ICS, Tiago Waterkemper, da diretora de Saúde, Marina Bueno, do diretor administrativo-financeiro, Elcio Casagrande, da conselheira Ana Lia Rocha de Macedo e do presidente do Conselho e Administração do ICS e secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira, entre outras autoridades.
“Uma cidade inteligente usa serviços telemáticos. É com muita alegria que vejo a ideia da telemedicina, da teleconsulta, ser estendida a todos os beneficiários do ICS”, comentou o prefeito. “A exemplo da nossa Central Saúde Já, que é um exemplo para o Brasil e para o mundo, a Telemedicina é um instrumento a mais de democratização do atendimento na área da saúde. Viva Curitiba, viva o ICS!”
Tiago Waterkemper começou lembrando que “o mínimo que se espera do plano de saúde que a cidade mais inteligente do mundo oferece aos seus servidores é que ele também seja inteligente”. E destacou que a Telemedicina é mais um exemplo de como a tecnologia e a inovação podem trazer uma série de benefícios aos pacientes: “Ela ajuda a reduzir a demanda por atendimento nos hospitais; gera economia de tempo e dinheiro, ao solucionar casos mais simples sem a necessidade de deslocamento; proporciona mais conforto aos beneficiários, que podem ser atendidos em qualquer lugar; e ainda atende a um pedido antigo dos beneficiários aposentados que moram fora de Curitiba, principalmente no litoral”, enumerou.
COMO FUNCIONA A TELEMEDICINA DO ICS
Pronto Atendimento Digital
O Pronto Atendimento Digital é destinado ao público adulto e pediátrico (a partir de 1 ano de idade), com espera máxima de 15 minutos a partir da solicitação na plataforma. Pelo celular ou computador, o serviço está disponível 24h por dia, sete dias por semana.
Teleconsulta com especialistas
Além do Pronto Atendimento com clínico geral, a Telemedicina oferece o agendamento de consultas remotas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas seguintes especialidades: Psicologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Geriatria, Ginecologia, Psiquiatria e Otorrinolaringologia. O atendimento é agendado pelo computador ou celular.
Acesso
Por enquanto, o acesso ao serviço é feito exclusivamente pelo WhatsApp, no número (41) 2391-1506. O beneficiário informa o CPF, confirma os dados pessoais e seleciona uma das opções – Pronto Atendimento Digital ou Consulta com Especialista. Em breve também será possível acessar a Telemedicina por meio de um aplicativo próprio.
No Pronto Atendimento Digital, o paciente descreve os sintomas, passa por uma triagem virtual e aguarda a videochamada de um médico generalista. Já na consulta com especialista, o beneficiário faz o agendamento da especialidade desejada, e no dia e horário programados o profissional envia pelo WhatsApp um link da plataforma virtual para a videochamada.
Telecabines
O ICS também vai disponibilizar aos beneficiários quatro cabines físicas de Telemedicina, nas quais também será possível fazer o Pronto Atendimento Digital e agendar a teleconsulta com especialistas. A primeira delas será inaugurada no Centro Solar de Saúde nesta terça-feira, 28 de maio. Outras três serão instaladas na sede do IPMC, no Edifício Delta; no Centro de Esporte e Lazer da Vila Tecnológica, na Regional Bairro Novo; e na Rua da Cidadania da Regional Portão (ao lado do Terminal do Fazendinha).
Um profissional ficará à disposição do paciente junto à telecabine durante todo o horário de atendimento. Ele está habilitado para ajudá-lo a usar o teleatendimento, fazer a triagem e monitorar dados vitais, como aferição de temperatura, pressão arterial, peso, altura, glicemia, nível de oxigênio, frequência cardíaca, gravação em áudio dos batimentos cardíacos, ruídos abdominais e dos pulmões.
As consultas nas telecabines serão realizadas por livre demanda e por ordem de chegada. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.