O ano de 2024 foi marcado por grandes avanços para o Instituto Curitiba de Saúde – ICS, que consolidou sua posição no mercado e superou desafios. Com foco em inovação, expansão e sustentabilidade, o instituto alcançou resultados expressivos, oferecendo um serviço de qualidade superior e se posicionando como referência no setor.

DAPS.

Lançamentos 

Durante o ano de 2024, foram implementadas medidas de modernização para facilitar a vida dos beneficiários. No início do ano, foi inaugurada a Usina Fotovoltaica que integra o Programa Curitiba Mais Energia. Com a presença do Prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, as placas foram instaladas no telhado do prédio e no estacionamento, com o objetivo de suprir toda a energia elétrica consumida pela instituição. Além da natureza sustentável da energia solar – alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, ao qual o ICS se uniu em 2021 –, o processo licitatório para a seleção da empresa responsável pela implementação do projeto também foi inovador, foi a primeira no Brasil a ser realizada com o critério de maior retorno econômico (denominado contrato de eficiência), conforme a nova Lei de Licitações – a 14.133/21.

No mês de abril foi lançado o novo aplicativo o qual os colaboradores e profissionais de TI fizeram um plantão no Hall do Edifício Delta e no prédio da Prefeitura, oferecendo orientação aos beneficiários a como instalar o App e a esclarecer dúvidas frequentes. No instituto os profissionais estiveram posicionados ao lado do Smart Moov explicando o funcionamento e instruindo todos a acessar os serviços de forma prática e rápida, facilitando o agendamento de consultas diretamente pelo celular.

Dental Uni

Desde março, todos os procedimentos odontológicos oferecidos pelo Instituto passaram a ser realizados pela empresa Dental Uni. A instituição, que conta com 784 dentistas na capital, passou a atender os beneficiários sem a cobrança de coparticipação. Com 40 anos de experiência no mercado, a cooperativa possui uma rede com 70% dos profissionais especialistas. Entre os serviços disponibilizados pelo plano estão consultas, extrações, raspagens, profilaxia, radiografias, biópsias, restaurações, cirurgias, colocação de pinos, entre outros diversos tratamentos.

Programas de Assistência à Saúde

Ao longo do ano, alguns programas oferecidos pelo ICS foram reestruturados, como o caso do Programa ‘’Mãe Canguru’’, antigo ‘’Gestante Saudável’’. Foram realizadas quatro edições, com 112 gestantes participantes e 69 acompanhantes. O programa objetiva contribuir com o auxílio de informações para as gestantes em qualquer idade gestacional esclarecendo dúvidas referentes ao trabalho de parto/cesárea, amamentação, puerpério e cuidados com o recém nascido. O Programa, além disso, auxilia também na elaboração do plano de parto, no agendamento de consultas com obstetras e pediatras, disponibiliza cursos e palestras para as gestantes e acompanhantes, trimestralmente sem custo algum. 

Também houve a reestruturação do Programa ‘’+Plural’’ voltado a pessoas trans, o programa tem como objetivo melhorar a atenção primária dedicada a transexuais, travestis e pessoas de gênero diverso por meio de uma equipe versátil, que oferece o suporte biopsicossocial para o processo de transição de gênero. 

Oncovida

O ICS oferece, desde 2021, o programa Oncovida, uma abordagem multidisciplinar para pacientes oncológicos, proporcionando tratamento personalizado e integral, sem custos adicionais ao beneficiário. A equipe conta com oncologistas clínicos, cirúrgicos, mastologistas, cirurgiã plástica, enfermagem especializada, fisioterapia, nutrição, farmácia e psicologia, todos orientados para oferecer um tratamento individualizado, com foco no conforto, segurança e excelência ao longo de todas as etapas do processo – do diagnóstico até o final do tratamento.

O mesmo foi estruturado com o intuito de oferecer acompanhamento integral e personalizado ao paciente durante a jornada de tratamento do câncer, desde consultas com médicos especializados, até o auxílio no agendamento de consultas e exames, orientações quanto aos cuidados frente a tratamentos solicitados e apoio interdisciplinar. Cada atendimento visa proporcionar conforto e segurança, através de um atendimento humanizado com foco na qualidade e competência. 

Campanhas

Além dos programas e inovações realizadas, o Instituto Curitiba de Saúde contou  com a divulgação de campanhas significativas e importantes para os beneficiários. Uma delas foi o ‘’Cuidando de quem Cuida’’, desde 2023 a instituição oferece palestras a todos os cuidadores (tutores de pacientes com doenças degenerativas, neurológicas ou incapacitantes) – para melhorar a qualidade de vida e aliviar o estresse de quem cuida. Neste ano, foram realizadas quatro edições da campanha.

A proposta foi acolhida positivamente, com comentários otimistas sobre a importância e a eficiência das informações apresentadas. Cuidar de quem cuida é investir na saúde, bem-estar e qualidade de vida de todos os envolvidos. 

A operadora demonstrou compromisso com a saúde e conscientização ao promover diversas campanhas, como também o ‘’Março Lilás e Azul Marinho’’ que destaca a importância da saúde cerebral e a prevenção ao suicídio. O ‘’Abril Azul’’, que é voltado ao autismo, tem como o objetivo promover a compreensão e a aceitação de pessoas com o espectro autista (TEA) e o ‘’Setembro Amarelo’’ que enfatiza a prevenção ao suicídio. Já o ‘’Outubro Rosa’’ que promoveu a conscientização sobre o câncer de mama e o ‘’Novembro Azul’’ destacou a saúde masculina. Essas iniciativas reforçam a importância da educação em saúde, prevenção e apoio às comunidades, reiterando o compromisso do ICS com o bem-estar de todos os beneficiários. 

DAPS

Ao longo do ano o setor DAPS (Diretoria de Atenção Primária à Saúde) contabilizou segundo dados 16.589 consultas realizadas e 7.055 pacientes atendidos; 9.187 consultas com Médico da Família e Comunidade, resultando em um aumento de 56,5% referente ao ano anterior; 1.257 beneficiários inscritos no PGDCC (Programa de Gerenciamento de Casos Crônicos). No programa de Obesidade foram realizadas 1.861 consultas, havendo um crescimento de 76% em relação a 2023. 

Referente ao Ambulatório de Feridas, 43 beneficiários se inscreveram no programa e foram realizados 665 atendimentos. O Serviço Social contou com 7.326 atendimentos durante o ano, tendo crescimento de 22,75% com relação ao ano anterior totalizando 5.972 atendimentos. O Programa Mais Vida Menos Tabaco teve 150 inscritos e destes 21 conseguiram cessar o tabagismo. 

No setor houve o total de 11.284 ligações de beneficiários(as) para a confirmação de consultas e na Tele Enfermagem foram contabilizados 21.124 atendimentos e 339 pré-consultas. 

A projeção para o próximo ano conta com uma equipe de gestão de cinco profissionais e enfermeiros altamente qualificados, cujo compromisso, dedicação e competência garantem a excelência no atendimento e o bem-estar dos pacientes, fundamentais para o sucesso contínuo da DAPS.

A Diretora-presidente Dra. Marina Bueno, reforça todo o compromisso e dedicação dos profissionais durante o ano e deseja que o próximo ano o ICS continue fortalecendo sua missão de proporcionar cuidado integral e humanizado a todos os beneficiários do Instituto. ‘’Juntos, nós construímos um legado de cuidado, compaixão e excelência. Cada vida tocada, cada sorriso restaurado, é fruto do trabalho incansável de todos os colaboradores e profissionais da saúde do ICS’’.

Instituto Curitiba de Saúde: um ano de transição e conquistas
Compartilhe esta notícia: