No Dia do Cardiologista, aprenda a ouvir seu coração

Nesta segunda-feira, 14 de agosto, é comemorado o Dia do Cardiologista. A data foi criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2007 para valorizar a especialidade e ajudar a conscientizar sobre a importância da saúde do coração – e coincide com a data de fundação da própria entidade, em 1943.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, de acordo com a própria SBC. São 14 milhões de brasileiros com alguma doença cardíaca, e cerca de 400 mil morrem todos os anos em decorrência de problemas no coração – o que corresponde a 30% das mortes registradas no Brasil. O que explica a importância de se consultar regularmente com um cardiologista.

Este é o especialista capaz de identificar, prevenir e tratar problemas cardíacos, como arritmias, hipertensão, infarto, insuficiência cardíaca e outros. E ainda é a pessoa que pode orientar sobre fatores de risco e hábitos saudáveis a quem procura cuidar do coração. Os cardiologistas destacam quatro desses hábitos: alimentação equilibrada, atividade física regular, controle do estresse e ficar longe do cigarro.

A consulta com o cardiologista é recomendada principalmente diante de sintomas como dor no peito, palpitações, falta de ar, cansaço excessivo, tonturas ou desmaios. A SBC também recomenda uma avaliação cardiológica anual para os homens a partir dos 45 anos e para as mulheres a partir dos 50 – ou antes disso, se houver histórico de doenças cardiovasculares na família.

Porém, é bom aprender a “ouvir” o seu coração mesmo antes da consulta – e um bom momento para isso é durante a prática de atividades físicas, sugere o cardiologista Rizzieri Gomes, que destaca cinco sintomas:

1) Dor ou desconforto no peito: fique atento(a) a sensações de aperto, pressão ou queimação;

2) Falta de ar: respiração ofegante mesmo com esforço leve pode ser um sinal de alerta;

3) Palpitações: observe arritmias ou coração acelerado durante o exercício;

4) Tontura ou desmaios: a vertigem durante a atividade também requer atenção;

5) Fadiga extrema: procure um especialista caso se sinta extenuado rapidamente, mesmo em atividades moderadas.

Fonte: Jornal O Globo

ICS + Prevenção