Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Nesta quarta-feira (19), comemora-se o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A data tem o objetivo de chamar a atenção sobre a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês e estimular a doação.

Composto por inúmeros nutrientes, o leite protege e sustenta o bebê nos primeiros meses de vida, tendo papel fundamental na defesa imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.

O leite humano doado beneficia recém-nascidos internados em UTIs neonatais ou mulheres que não conseguem amamentar seus filhos, seja por dores, patologias que acometem a mãe ou o recém-nascido, preocupações, depressão pós-parto, entre outras situações.

Diante disso, o Banco de Leite Humano tem um papel fundamental, formando uma verdadeira rede de proteção à vida.

Além de coletar, processar e distribuir o leite humano a bebês prematuros e de baixo peso, os bancos de leite realizam atendimento de orientação, promoção e apoio à amamentação.

COMO DOAR – Toda mulher que amamenta pode ser uma doadora de leite humano. Basta produzir um volume de leite além da necessidade do bebê, estar bem de saúde, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a fazer uma boa higienização e retirada do leite.

Antes de ser encaminhado aos bebês, todo leite doado é analisado, pasteurizado e aprovado por um controle de qualidade dos locais de doação.

ONDE DOAR – Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui a maior Rede de Bancos de Leite Humano (RBLH) do mundo e é referência internacional no assunto.

A Rede de Bancos de Leite Humano do Paraná está constituída de oito bancos e dois postos de coleta de leite humano, distribuídos em sete municípios.

Curitiba possui três locais para coleta, localizados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e um posto no Bairro Novo.

Outros endereços estão disponíveis no site da Rede Global de Bancos de Leite Humano (https://rblh.fiocruz.br/pagina-inicial-rede-blh). Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Dia da Doação de Leite
Classificado como: