ICS adota medida para inibir absenteísmo e otimizar agendamento de consultas
Uma queixa frequente dos beneficiários do ICS desde a sua criação é a dificuldade para agendar consultas no Centro de Saúde. Porém, dependendo da especialidade, até um quarto dos agendamentos são perdidos porque o paciente que agenda a consulta não aparece. É o caso da dermatologia pediátrica, por exemplo, que registrou 26% de ausências em 2023, da nutrologia, com 24,6%, e da psiquiatria, com 22% de faltas.
“E o pior é que, se o paciente não desmarca e não aparece, não há tempo hábil para ocupar o horário com outra pessoa e a consulta se perde. Portanto, é bom ter sempre em mente que a sua falta pode fazer falta para alguém”, ressalta a coordenadora médica, Gislaine Strapasson Blum.
Para desestimular o absenteísmo e tornar o atendimento mais eficiente, a partir do dia 1.º de março os pacientes que não comparecerem à consulta no Centro de Saúde sem justificativa – e não cancelarem com pelo menos 24 horas de antecedência – passarão a pagar uma taxa de agendamento equivalente a 30% do valor da consulta realizada na rede credenciada. Hoje essa taxa corresponde a R$ 25.
A cobrança foi amplamente debatida pelo Conselho de Administração do ICS. Apesar do baixo valor, que sequer compensa a hora médica perdida com a ausência, a finalidade da cobrança não é arrecadatória, mas desestimular as faltas e facilitar o agendamento por outros pacientes.
Ela está prevista no artigo 44 do Regulamento dos Planos de Saúde ICS, onde se lê: “O ônus decorrente da ausência do beneficiário a consultas médicas, sessões de psicologia, fonoaudiologia, nutrição e consultas odontológicas, ou tratamento agendado nos serviços disponibilizados pelo ICS será cobrado do beneficiário tendo como limite os valores da tabela de procedimentos do ICS, praticada à época da ocorrência, desde que o cancelamento não tenha sido realizado (em dias úteis) no prazo de 24 horas de antecedência do horário agendado”.
Além de melhorar o atendimento, a medida valoriza o médico – que vai poder otimizar a sua escala – e também sinal de respeito com quem realmente precisa da consulta e vai poder aproveitar aquele horário. “Um dia essa pessoa pode ser você”, conclui a coordenadora.