Com o compromisso de cumprir as metas estabelecidas pela ONU, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), até 2030, o Instituto Curitiba de Saúde – ICS assumiu, mediante assinatura do Diretor-presidente Tiago Waterkemper, em março de 2021 o termo de compromisso, que viabiliza a implementação de políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável.

A partir de hoje, o ICS promoverá a separação e coleta seletiva do lixo gerado no Centro de Saúde.

Para incentivar a conscientização de todos os colaboradores da instituição, um evento foi realizado quinta feira, 19 de janeiro, no Auditório Jaime Lerner. A abertura do evento foi realizada pela Chefe de Gabinete do ICS – Cristina Romanniuk Fontanelli.

Após a abertura, uma palestra foi ministrada pelo Coordenador de Projetos e LGPD do ICS – Willian Wieczorek e pela Coordenadora de Cerimonial e Eventos do ICS – Denizete Ramalho.

O evento também contou com a participação de Leila Maria Zem – Diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba; de membros do “Programa Ecocidadão” – Gabriela Krassuski e Ary Bandeira; e da representante da Associação Recicle Mais – Marta Queiroz.

Todas as palavras foram dadas com o intuito de mostrar o quanto é importante o trabalho da reciclagem em instituições, como o ICS.

Serão disponibilizadas lixeiras para separação do lixo orgânico e reciclável nos corredores e área externa da Instituição.

O lixo reciclável irá para as cooperativas, por intermédio da parceria já existente com a Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), que fará a triagem, separação e a comercialização deste material. Além de gerar renda para famílias que trabalham neste ramo, o meio ambiente será poupado e beneficiado.

Com esta ação, o ICS estará contribuindo no alcance dos objetivos 11, 12 e 17 da ODS que são:

• 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

• 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

• 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Diferença de lixo orgânico e reciclável.

Lixo orgânico pode ser classificado como qualquer resíduo de origem vegetal ou animal: restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne, ossos, entre outros, que passam pelo processo de decomposição natural, desaparecendo rapidamente da natureza.

Lixo reciclável é constituído por materiais reutilizáveis, tais como papéis, plásticos, vidros e metais.

O lixo eletrônico (pilhas, baterias, celulares e demais eletrônicos) e as lâmpadas, apesar de ser considerado lixo seco, devem ser encaminhados para pontos específicos de coleta.

Estes materiais geram o reprocesso de descartáveis em novos insumos e produtos.

As políticas de reciclagem são fundamentais para a preservação ambiental e para o desenvolvimento econômico.

Coleta Seletiva do Lixo Gerado no ICS