Foto: Divulgação – ICS

O Instituto Curitiba de Saúde – ICS apresentou, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), o novo setor de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), criado com o propósito de cuidar ainda mais de seus colaboradores.

A iniciativa nasce com o compromisso de promover saúde, bem-estar e motivação no ambiente profissional. Mais do que ações pontuais, o QVT busca tornar a rotina de trabalho mais leve, saudável e significativa, valorizando cada colaborador como parte essencial do ICS.

Entre os objetivos do setor estão a construção de um ambiente mais colaborativo e respeitoso, a redução do estresse e o incentivo à integração entre equipes. Para isso, o QVT já está em movimento, trazendo iniciativas que envolvem:

– ações voltadas à saúde física e mental;

– campanhas educativas e de prevenção;

– atividades de integração e pertencimento;

– acolhimento e escuta ativa empática.

O setor será conduzido por dois colaboradores do ICS que assumem a missão de transformar esse propósito em realidade: Cecília Gabriela de Oliveira, graduada em Recursos Humanos com ênfase em Gestão de Pessoas e pós-graduanda em Saúde e Bem-Estar pela PUCPR, e Denes Crystian da Silva, técnico de enfermagem com experiência em grandes instituições, como o Hospital Israelita Albert Einstein, atualmente no último ano da graduação em Psicologia pela UniDom Bosco.

“Temos um espaço físico, de acolhimento, que é um ambiente seguro para que o colaborador traga seus anseios, problemas, dúvidas ou qualquer outro desconforto relacionado ao trabalho. Estaremos aqui para ouvir o colaborador de forma ativa e empática. Estudos comprovam que um colaborador motivado, engajado e feliz, e se sentido seguro dentro da empresa, é bem mais produtivo”, destaca a coordenadora do setor.

Comunicação assertiva e não-violenta

Importante no desempenho de tratativas diárias, as comunicações assertiva e não-violenta foram assunto em conversa comandada por Denes Silva, técnico da área. O encontro buscou sensibilizar os colaboradores para a importância de aprimorar as formas de interação no ambiente corporativo, fortalecendo relações mais respeitosas, claras e construtivas.

Durante a atividade, foram apresentadas técnicas e exemplos práticos que demonstram como a comunicação assertiva contribui para expor ideias e opiniões de forma objetiva, sem agressividade ou passividade, enquanto a comunicação não-violenta reforça a empatia, a escuta ativa e o respeito mútuo. Esses recursos são fundamentais para evitar ruídos, prevenir conflitos e estimular a cooperação entre equipes.

A iniciativa reforça o compromisso do novo setor em desenvolver ações que promovam bem-estar no trabalho. Ao incentivar práticas comunicacionais mais saudáveis, o ICS fortalece a convivência e cria um ambiente mais colaborativo, no qual os relacionamentos interpessoais se tornam aliados no alcance de melhores resultados.

Assédio moral

Depois da apresentação do novo setor, ainda integrando a SIPAT, a gerente da Diretoria de Atenção à Saúde – DAPS, Milena Fernandes, abordou um tema de grande relevância para o ambiente profissional: o assédio moral no trabalho. Ela destacou que essa prática pode se manifestar de diferentes formas, como humilhações, constrangimentos, isolamento e atitudes que afetam a dignidade do trabalhador, impactando diretamente sua saúde física e emocional.

Milena ressaltou ainda a importância de identificar e combater qualquer situação de assédio no cotidiano profissional, reforçando que o respeito mútuo e a comunicação saudável são fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho seguro e acolhedor.

SIPAT: ICS lança setor de Qualidade de Vida no Trabalho para promover bem-estar dos colaboradores
Compartilhe esta notícia:
Classificado como: