
Imprevistos acontecem e, às vezes, aquela consulta marcada terá de ficar para depois. Para facilitar a liberação dessa consulta para outra pessoa, o Instituto Curitiba de Saúde – ICS oferece um sistema prático e rápido.
O cancelamento pode ser feito de maneira dinâmica e sem custos, desde que respeitado um prazo mínimo. Se o aviso for dado com até seis (6) horas de antecedência do horário agendado, o cancelamento é gratuito e nenhuma taxa de reagendamento será aplicada.
Para que isso aconteça, o beneficiário tem à disposição diferentes canais para realizar o cancelamento de sua consulta:
– Central de Atendimento ao Beneficiário: Ligue para o número (41) 3211-1111. Este serviço está disponível diariamente, das 6h às 22h.
– Portal ICS: Acesse o site oficial do ICS para gerenciar seus agendamentos diretamente pela internet.
– Aplicativo ICS: Baixe o aplicativo (disponível nas lojas Play Store para Android e App Store para iOS) e tenha todas as funcionalidades de gestão de consultas na palma da sua mão.
Reaproveitamento
De janeiro a maio – cerca de 600 consultas foram otimizadas no Centro Solar de Saúde. Ou seja, pacientes desmarcaram as consultas em tempo hábil de abrir para outros agendamentos.
Lembrando que não cancelamento (até 6 horas antes) e o não comparecimento às consultas podem gerar uma taxa, prevista no artigo 44 do Regulamento dos Planos de Saúde ICS e aprovada pelo Conselho de Administração do Instituto.
O principal objetivo dessa taxa é desestimular as faltas e, por conseqüência, reduzir o impacto no tempo de outros pacientes que aguardam por atendimento no Centro Solar de Saúde.
Justificativas
Ainda assim, há situações em que não se pode prever. Por isso, exceções à cobrança da taxa podem ser concedidas em situações justificadas, desde que a ausência seja comprovada por meio de documentação. Cada caso será analisado individualmente.
Para enviar sua justificativa e os documentos que comprovam a ausência, utilize o WhatsApp pelo número (41) 98536-1569. No envio, inclua as seguintes informações:
– Nome completo do(a) beneficiário(a) que perdeu a consulta;
– Número da carteirinha;
– Dia e horário da consulta perdida;
– Motivo da ausência, acompanhado do documento comprobatório.
Caso não seja possível o envio via WhatsApp, um formulário específico estará disponível na Central de Atendimento ao Beneficiário, que deverá ser preenchido e encaminhado com a documentação anexa.
É fundamental que as justificativas sejam apresentadas em tempo hábil. As ausências serão avaliadas em um prazo de até 10 dias após a consulta perdida. Após esse período, as justificativas não serão mais aceitas.