No dia 18 de outubro, foi realizada uma palestra bastante enriquecedora sobre Cuidados Paliativos, apresentada pela psicóloga Jociane Casellas e pela médica da Família, Jéssica Medeiros, ambas profissionais do Instituto Curitiba de Saúde (ICS). O evento abordou a importância de proporcionar dignidade e proteção aos pacientes, destacando que os cuidados paliativos se concentram em melhorar a qualidade de vida, tanto do paciente quanto de sua família.
Esses cuidados são recomendados para pacientes de todas as idades que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida. A palestra ressaltou que a presença de emoções, como a ansiedade, a depressão, a angústia e a solidão, podem surgir durante todo esse processo. O cuidado emocional é fundamental para garantir que os pacientes se sintam apoiados e respeitados em sua jornada de vida.
Essa condição dos cuidados paliativos reforça a ideia de que é possível ter uma vida com qualidade, mesmo diante de doenças mais agressivas.
O evento enfatizou a importância de uma abordagem mais humanizada, que prioriza não apenas o tratamento dos sintomas, mas também o suporte emocional e psicológico dos pacientes. O objetivo é proporcionar uma experiência de cuidado promovendo um final de vida mais digno e confortável.
Durante os meses de novembro e dezembro, irão acontecer mais duas palestras relacionadas com os temas ‘’Cuidados de fim de vida’’ e a ‘’Abordagem Familiar em Cuidados Paliativos’’.