Setembro é o mês voltado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio, uma causa de extrema importância que nos leva a uma reflexão sobre a saúde mental e o bem-estar emocional de todos.
No dia 25 de setembro, a Diretoria de Atenção Primária de Saúde (DAPS) realizou uma ação com diálogos abertos, acolhimento e muita informação para os Guardas Municipais da cidade, com o intuito de discutir o papel fundamental que possuem diariamente com a população, podendo assim, chamar a atenção para os sinais de sofrimento emocional da comunidade e direcioná-las a uma rede de apoio específica.
A palestra foi apresentada pelo psicólogo do Instituto, Luiz Henrique e pelo estudante de psicologia e técnico de enfermagem do ICS, Denes da Silva.
Os profissionais destacaram que existe um número significativo nos casos de suicídio entre jovens com idades entre 11 e 20 anos e, é preocupante notar que o maior índice de mortes por suicídio atualmente concentra-se na faixa etária de 21 a 30 anos. Além disso, foi ressaltado que a maioria das vítimas são homens, o que provoca uma necessidade urgente de ações direcionadas a essa população específica para prevenir e combater esse problema tão crítico nos dia de hoje.
A cada ano, milhares de pessoas enfrentam crises emocionais profundas e, muitas vezes, se sentem sozinhas em seu sofrimento. O suicídio é um problema de saúde pública que pode ser evitado.