ICS lança nesta terça o serviço de Telemedicina

A primeira cabine de Telemedicina do ICS foi instalada na recepção Santo Antônio do Centro Solar de Saúde.

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) disponibiliza, a partir desta terça-feira (28), o seu serviço de Telemedicina – a telessaúde por meio de uma plataforma informatizada nativa, via desktop e smartphone, além de cabines físicas, nas quais também será possível aferir dados vitais do paciente.

“Aprimorada durante a pandemia de Covid-19, a Telemedicina é a consulta médica remota, feita on-line, seja via computador ou smartphones. A tecnologia permite que mais pessoas tenham acesso às consultas e otimiza o tempo dos pacientes, que podem ser atendidos no conforto da sua casa”, explica a diretora de Saúde do ICS, Marina Bueno.

“A Telemedicina traz uma série de benefícios, começando por ajudar a reduzir a demanda por atendimento nos hospitais; gera economia de tempo e dinheiro, ao solucionar casos mais simples sem a necessidade de deslocamento; proporciona mais conforto aos beneficiários, que podem ser atendidos em qualquer lugar; e ainda atende a um pedido antigo dos beneficiários aposentados que moram fora de Curitiba, principalmente no litoral”, destaca o presidente do Instituto, Tiago Waterkemper.

COMO FUNCIONA

Pronto Atendimento Digital

O Pronto Atendimento Digital é destinado ao público adulto e pediátrico (a partir de 1 ano de idade), com espera máxima de 15 minutos a partir da solicitação na plataforma. Pelo celular ou computador, o serviço está disponível 24h por dia, sete dias por semana.

Teleconsulta com especialistas

Além do Pronto Atendimento com clínico geral, a Telemedicina oferece o agendamento de consultas remotas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas seguintes especialidades: Psicologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Geriatria, Ginecologia, Psiquiatria e Otorrinolaringologia. O atendimento é agendado pelo computador ou celular.

Acesso

Por enquanto, o acesso ao serviço é feito exclusivamente pelo WhatsApp, no número (41) 2391-1506. O beneficiário informa o CPF, confirma os dados pessoais e seleciona uma das opções – Pronto Atendimento Digital ou Consulta com Especialista. Em breve também será possível acessar a Telemedicina por meio de um aplicativo próprio.

No Pronto Atendimento Digital, o paciente descreve os sintomas, passa por uma triagem virtual e aguarda a videochamada de um médico generalista. Já na consulta com especialista, o beneficiário faz o agendamento da especialidade desejada, e no dia e horário programados o profissional envia pelo WhatsApp um link da plataforma virtual para a videochamada.

Telecabines

O ICS também vai disponibilizar aos beneficiários quatro cabines físicas de Telemedicina, nas quais também será possível fazer o Pronto Atendimento Digital e agendar a teleconsulta com especialistas. A primeira delas será inaugurada no Centro Solar de Saúde nesta terça-feira, 28 de maio. Outras três serão instaladas na sede do IPMC, no Edifício Delta; no Centro de Esporte e Lazer da Vila Tecnológica, na Regional Bairro Novo; e na Rua da Cidadania da Regional Portão (ao lado do Terminal do Fazendinha).

Um profissional ficará à disposição do paciente junto à telecabine durante todo o horário de atendimento. Ele está habilitado para ajudá-lo a usar o teleatendimento, fazer a triagem e monitorar dados vitais, como aferição de temperatura, pressão arterial, peso, altura, glicemia, nível de oxigênio, frequência cardíaca, gravação em áudio dos batimentos cardíacos, ruídos abdominais e dos pulmões.

As consultas nas telecabines serão realizadas por livre demanda e por ordem de chegada. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

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