Movimento que incentiva ações voltadas à saúde do homem será intensificado aos servidores públicos municipais de Curitiba

O mês de novembro é marcado internacionalmente com atividades voltadas à conscientização e a importância do diagnóstico e prevenção do câncer de próstata. Conhecido como “Novembro Azul”, o movimento que incentiva ações voltadas à saúde do homem será intensificado aos servidores públicos municipais de Curitiba com uma campanha realizada durante o mês todo pelo Instituto Curitiba de Saúde (ICS).

A mobilização vem de encontro com a importância de compartilhar e debater com amigos e familiares um pouco mais sobre o tema. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais incidente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A previsão é de que 65.840 novos casos desse tipo sejam diagnosticados no País.

No ICS, além da campanha com informativos impressos e digitais, os beneficiários que fazem acompanhamento médico em toda a rede de assistência e necessitarem do rastreamento do câncer de próstata, poderão realizar gratuitamente o exame PSA Total (sangue) até o final de novembro. O exame de sangue auxilia os médicos e é um dos primeiros a ser realizado em homens que apresentam sintomas que podem ser causados ​​pelo câncer de próstata.

“É importante destacar que o diagnóstico precoce é uma das formas mais eficientes de luta contra a doença, que pode começar de forma silenciosa antes de chegar a um estágio avançado”, afirma o diretor-presidente, Tiago Waterkemper.

O trabalho de cuidado e zelo com a saúde dos beneficiários é uma das bandeiras do instituto, que desde o primeiro semestre deste ano implantou uma Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS), que busca prevenir, investigar, detectar e encaminhar diversas doenças para tratamento.

“É preciso que o beneficiário converse com seu médico e entenda mais sobre os exames que devem ser feitos anualmente. O diagnóstico precoce possibilita maiores chances de que os cuidados médicos sejam bem-sucedidos”, afirma a diretora da DAPS, Marina Bueno.

Além do acompanhamento médico, é essencial manter boa alimentação, praticar exercícios com regularidade, manter o peso corporal em níveis adequados e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS
Durante a fase inicial do câncer de próstata sua evolução é silenciosa, ou seja, não há sintomas evidentes. A recomendação é que homens em geral, a partir de 50 anos, procurem um urologista para acompanhamento. Já aqueles com maior fator de risco, como histórico familiar, devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.

“É importante conscientizar todos os homens que temos a próstata e que ela deve ser cuidada. A recomendação é que o homem procure essa especialidade para um acompanhamento da sua saúde na totalidade”, afirma o urologista do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Nageib Mamedio Bark.

Quando a doença apresenta sintomas, os mais comuns são dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e até mesmo a necessidade de urinar mais vezes (de maneira incomum).

“Ainda não é possível evitar a doença, mas ao realizar exames preventivos, é possível diagnosticá-la”, destaca o médico.

PARA QUE SERVE O EXAME DE PSA
O PSA é o principal exame para iniciar o rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos e serve para medir o nível de uma substância produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico.

Para realizar o exame, uma amostra de sangue é colhida e enviada ao laboratório para análise. Um PSA elevado exige atenção e uma investigação, mas não significa que o indivíduo está com câncer. Os casos são avaliados individualmente. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.

O PSA também é uma parte importante do monitoramento do câncer de próstata durante e após o tratamento.

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento é definida entre médico e paciente.

ICS faz campanha preventiva durante o Novembro Azul