Motivos para confiar nas vacinas contra a Covid-19

A vacinação contra Covid-19 é o assunto mais recorrente no momento. No Brasil, duas vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estão sendo aplicadas na população: a Coronavac e a AstraZeneca.

Pouco mais de 10% da população brasileira já recebeu pelo menos uma, das duas doses recomendadas.

Mas faltando quase 90% da população para ser imunizada, muitos ainda fazem a seguinte pergunta: as vacinas são seguras?

Sim, as vacinas contra a Covid-19 são seguras.

O desenvolvimento da principal medida de controle da pandemia, contou com a colaboração de diversos países, investimentos altos em tecnologia e toda a comunidade científica. O objetivo sempre foi acelerar o processo de desenvolvimento e fornecer imunização para toda a humanidade.

A eficácia geral apresentada pela AstraZeneca nos testes foi de cerca de 70% e da Coronavac é de 50,38%. Mesmo ambas não tendo alcançado os 100%, os números são vistos como altamente positivos pela ANVISA.

Segundo a entidade, esses dados são próximos a de diversas vacinas desenvolvidas para combate de outras doenças. Além disso, nos casos graves da Covid-19, elas garantem eficácia de 100%.

Com a vacinação, há uma redução drástica do risco de contaminação por Covid-19. E, mesmo que infecção ocorra, há menos chances de desenvolver um quadro grave.

Vacinas Covid-19