TPM: confira dicas para aliviar os sintomas

Não são poucas as mulheres que sofrem de Tensão Pré-Menstrual (TPM). Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 80% das brasileiras em idade fértil apresentam sintomas como cólicas, inchaço nas mamas e no corpo, dores de cabeça fortes, irritabilidade, ansiedade e aumento do apetite.

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS), junto com o quadro de especialistas em ginecologia, vamos deixar dicas para as mulheres enfrentarem alguns incômodos deste período.

Faça exercícios diários. Caminhadas, esportes, musculação, dança são algumas das atividades que liberam endorfina, o hormônio do prazer responsável pelo relaxamento do corpo. Desta maneira, a mulher diminui as cólicas, melhora o funcionamento do intestino e deixa seu humor muito melhor.

Beba bastante líquido. Ingerir água e chás diuréticos ou então comer frutas que tenham bastante água na composição, como melão e melancia, ajudam no funcionamento do intestino, aliviando as cólicas e diminuindo a retenção de líquidos pelo corpo, o que reduz drasticamente o inchaço.

Não consuma muito sal. Evite salgar alimentos prontos e diminua produtos industrializados. O excesso de sódio provoca retenção de líquido, aumentando o inchaço do corpo e a sensibilidade das mamas, um dos sintomas clássicos da TPM. 

Siga nossas dicas para diminuir esses e outros sintomas relacionados a TPM, e não esqueça de marcar sua consulta, pelo aplicativo do ICS ou pelo Portal do Beneficiário, com um ginecologista para mais orientações.

TPM