Dia Nacional do Sistema Braille

Neste quinta-feira (08) é comemorado o Dia Nacional do Sistema Braille. A data visa conscientizar a população para a importância da comunicação usada pelos deficientes visuais.

Esse sistema de leitura foi inventado em 1852, pelo francês Louis Braille, e possibilita às pessoas cegas ou com pouca visão a terem acesso à leitura.

O sistema é basicamente formado por caracteres em relevo que permitem a compreensão das palavras pelas pessoas com deficiência visual, democratizando a comunicação.

No Brasil, o Braille foi introduzido em 1854 por José Alvares de Azevedo, que aprendeu a técnica na França e depois de uma autorização de Dom Pedro II, fundou o Imperial Instituto de Meninos Cegos.

Nos dias atuais, com o advento da tecnologia, teclados em Braille foram desenvolvidos para uso em computadores. A ferramenta de acessibilidade permite a inclusão social e tecnológica.

Cada vez mais a integração das pessoas com alguma deficiência ganha importância na sociedade. Vários programas e projetos são desenvolvidos pelo poder público visando à inclusão social.

Sistema Braille