Servidores com patologias graves devem consultar médico de referência

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) informa que todos os pacientes que fazem o acompanhamento de patologias graves e que tenham seus médicos no Centro de Saúde do ICS podem agendar consultas eletivas (horário marcado) com o especialista.

O ICS não tem pronto-atendimento. Todas as consultas precisam ser agendadas.

A orientação é necessária porque o decreto que trata do enfrentamento, prevenção e controle do novo coronavírus (covid 19) para os servidores municipais prevê que aqueles que têm alguma patologia grave entre as definidas pelo Ministério da Saúde como de maior risco para o desenvolvimento de doenças associadas ao novo coronavírus poderão passar a trabalhar em casa, quando a sua atividade profissional permitir.

Para isso é importante que o servidor agende uma consulta com o médico de referência, aquele que faz o seu acompanhamento, para que o profissional possa atestar a existência da patologia e a necessidade de afastamento temporário do local de trabalho para que possa exercer sua atividade de forma remota.

Caso a consulta não seja marcada para logo, o servidor com patologia grave poderá conversar diretamente com a sua chefia para que possa iniciar o trabalho remoto antes da data da consulta e encaminhar o atestado posteriormente. Faltas poderão ser lançadas, se o quadro de patologia grave não for confirmado.

Tira-dúvidas do plano de saúde

Quem tem o plano de saúde dos servidores, o ICS, e tiver dúvidas durante período de pandemia de coronavírus (covid-19), pode ligar para o ICS: 3330-6043 e 3330-6063. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas.

A equipe pode esclarecer quais são os serviços em funcionamento no Centro de Saúde do ICS e demais informações atualizadas sobre as consultas eletivas, exames, cirurgias e procedimentos.

Outras informações gerais, agendamento, cancelamento de consultas e solicitação de guias de exames podem ser resolvidos pela Central de Teleatendimento do ICS, no telefone 3131-6100. O serviço funciona todos os dias da semana, das 6 horas às 22 horas.

Atestados por e-mail

Os atestados destes pacientes devem ser encaminhados, por e-mail, à Perícia Médica do Município, junto com cópia do documento de identidade com foto e indicação da matrícula. O endereço eletrônico é periciamedica@curitiba.pr.gov.br.

Os médicos peritos irão avaliar a documentação e responder por e-mail. Se necessário, o servidor será convocado para comparecer à Perícia.

Quem tiver dúvidas sobre a Perícia Médica, área do Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal, que atende todos os servidores da Prefeitura de Curitiba, pode entrar em contato pelo telefone 3350.9888. O atendimento telefônico funciona das 8 horas às 17 horas.

Patologias graves

Estão entre as patologias graves definidas pelo Ministério da Saúde como de maior risco para o desenvolvimento de doenças associadas ao novo coronavírus as doenças autoimunes, asma grave, diabetes, doenças cardíacas congênitas, insuficiência cardíaca, doença renal crônica, paciente em diálise, transplantados, com imunossupressão por doenças ou medicamentos (tratamento contra o câncer, por exemplo), com hepatite crônica, deficiência neurológica grave, entre outras.

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