ICS participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Nesta quinta-feira começa a Semana Mundial de Aleitamento Materno e o ICS realizará ações junto aos setores de obstetrícia e pediatria para conscientizar beneficiárias do plano de saúde sobre a importância da amamentação.

A campanha acontece na primeira semana de agosto, de acordo com evento promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em mais de 170 países.

A amamentação é um processo essencial para a saúde do bebê. Vários estudos indicam que o aleitamento materno como única forma de alimentação até o sexto mês de vida pode evitar diversas mortes, além de ser fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança.

Até o sexto mês, o bebê não precisa de nenhum outro tipo de alimento, o leite materno possui todos os nutrientes necessários para que o bebê tenha um crescimento saudável. Ao contrário do mito popular, não existe leite fraco.

O leite materno também contribui para o sistema imunológico da criança, prevenindo contra várias doenças, tais como diarreias, infecções, doenças respiratórias e alergias.

Além da saúde do bebê, a amamentação também traz benefícios para a mãe. Após o parto, diminui o sangramento materno e ajuda o útero a voltar ao normal, reduzindo os riscos de anemia, contribui para a perda do peso adquirido durante a gravidez e na prevenção de doenças como câncer de mama e ovário.

A campanha tem o objetivo de conscientizar também pais e familiares sobre o seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de alimentação ao bebê nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade da criança.

Gestante Saudável

O Instituto Curitiba de Saúde oferece um programa permanente de orientação e acompanhamento às beneficiárias gestantes do ICS, com o objetivo de promover a saúde integral das mesmas por meio de ações educativas em saúde com foco em hábitos saudáveis e prevenção de doenças.

Durante o programa, mães e pais recebem informações de vários temas relativos à maternidade, mudanças no corpo da mulher durante a gestação, cuidados com o bebê, tipos de parto, amamentação, entre outros.

A inscrição pode ser feita pessoalmente no Núcleo de Atenção à Saúde – NAS, localizado no subsolo do Centro de Saúde do ICS, pelo telefone 3330-6088 ou por e-mail para nasics@ics.curitiba.pr.gov.br


Amamentação
Classificado como: