Dia Nacional da Segurança do Paciente

Nesta quinta-feira (01), Dia Nacional da Segurança do Paciente, a data ganha maior evidência por conta da pandemia da Covid-19. A interação e os cuidados entre os profissionais de saúde e pacientes foram redobrados para criar um ambiente adequado aos que se encontram na linha de frente dos hospitais e clínicas nos dias de hoje.

Para o atendimento dos beneficiários do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o Núcleo Interno de Qualidade (NIQ) regularmente atualiza suas metas de segurança para alcançar os melhores resultados possíveis para pacientes que frequentam o Centro Médico, no Rebouças.

Criado em 2019, o departamento é formado por uma equipe multiprofissional, com representantes da área médica, enfermagem, engenharia e administrativa, que tem a função de identificar problemas relacionados a atenção à saúde e promover a integralidade da assistência.

Para a qualidade e segurança do atendimento, o NIQ implanta protocolos para a prevenção de infecções, administração segura de medicamentos, prevenção de quedas, gerenciamento de resíduos, além de assegurar as condições sanitárias do ambiente e a diminuição de riscos.

As ações também são desenvolvidas junto a rede de prestadores credenciados. O engajamento de toda a equipe assistencial e administrativa do ICS, busca promover a prevenção e a diminuição do número de eventos adversos na instituição. Incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo.

O tema é amplamente discutido no Ministério da Saúde, que implantou em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) que visa contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

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