Saúde Ocupacional orienta servidoras para prevenção contra câncer de mama. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Neste mês de outubro, a Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal reforça a importância da prevenção na luta contra o câncer de mama.

“É importante que servidoras mantenham alimentação saudável, pratiquem atividades físicas e evitem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco, mas destacamos que apenas hábitos saudáveis não bastam para a prevenção”, alerta o diretor do Departamento de Saúde Ocupacional, Guilherme Graziani.

O Departamento disponibiliza um e-mail de contato para quem precisar de mais informações: rhso@curitiba.pr.gov.br .

De acordo com o Instituto Oncoguia, 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados precocemente têm possibilidade de cura. A Saúde Ocupacional alerta para que todas as pessoas do sexo biológico feminino, independentemente da identificação de gênero, devem estar atentas às mudanças do corpo.

É necessário fazer o autoexame e, para quem tem mais de 50 anos, uma mamografia a cada dois anos. Pessoas que têm histórico familiar de câncer de mama devem procurar orientações médicas.

Mutirão da Saúde

Aprender a fazer o autoexame das mamas é uma das atividades propostas no Mutirão da Saúde, evento preparado pelo ICS (Instituto Curitiba de Saúde), o plano de saúde dos servidores.

Além disso, desde o início do mês, é possível fazer solicitação de mamografias sem coparticipação, aferição de pressão arterial e receber orientações sobre cuidado com a saúde da mulher, num espaço montado na área do estacionamento especialmente para marcar o mês de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

As atividades se estendem ao longo do mês. Saiba mais aqui.  Veja aqui outras ações da prefeitura no Outubro Rosa.

Pandemia

De acordo com a organização Radar do Câncer, o número de mamografias de rastreamento no Brasil em 2020 foi 48,37% menor do que em 2019. No primeiro semestre de 2021, o número foi 29,1% menor do que o mesmo período de 2019.

A médica especializada em radiologia mamária, Maria Helena Louveira, confirma a informação. Segundo ela, houve uma queda significativa na procura pelos exames de mamografia, principalmente no ano de 2020, início da pandemia do coronavírus. Foi observada uma redução de aproximadamente 42% dos exames na rede pública.

“Em 2020, houve uma redução também na procura por exames de pacientes que já estão sintomáticas, isto é, aquelas que têm nódulos palpáveis e precisam de uma avaliação urgente, mas que não procuraram uma consulta médica para esclarecer este sintoma”, acrescenta Maria Helena.

“A informação mais importante que todas as mulheres devem ter em relação ao câncer de mama é que ele é uma doença evolutiva, e que quanto mais cedo diagnosticado, maiores são as chances de cura.

Na fase inicial, antes de a doença se tornar sintomática pela apalpação, o exame de mamografia pode detectar sinais que direcionam para esse diagnóstico. “Hoje, a mamografia é o único método que tem a capacidade de detectar a lesão antes de se tornar palpável. Por isso a importância de realizar a mamografia anualmente a partir dos 40 anos”, alerta a especialista.

Ela ressalta que atualmente, no Brasil, existem aproximadamente 4 mil mulheres que têm o câncer e não estão diagnosticadas. “Isso preocupa no sentido do atendimento na rede pública e na rede privada também, porque talvez haja uma sobrecarga na rede de saúde quando todas decidirem buscar atendimento”, afirma.

Sobre o retorno à rotina de consultas, a médica considera que a volta de exames preventivos é segura em relação à covid-19.

“Procure uma clínica onde a pessoa se preocupa com um atendimento seguro e tenham um protocolo de atendimento com proteção à covid, mas não deixe de fazer seus exames, porque o câncer de mama não espera. Se existe alguma célula cancerígena se multiplicando na mama, ela vai continuar e se tornar cada vez maior e mais grave, e as chances vão diminuindo conforme o crescimento. Procure fazer os exames de rotina e não deixe de atrasar mais do que já foi atrasado”, reforça.

Atualmente, não há fila de espera para mamografias na rede municipal de saúde. Curitiba oferece mensalmente mais de sete mil mamografias e o tempo de espera para a realização do exame é de no máximo duas semanas.

Saúde Ocupacional orienta servidoras para prevenção do câncer de mama