Batata Inglesa X Batata Doce. Qual delas é mais saudável e deve entrar no seu cardápio?

A batata faz parte da refeição de grande parte dos brasileiros, assim como o arroz com feijão. E certamente você já ouviu falar que batata doce é melhor e mais saudável do que a batata inglesa. Será?

Seja qual for a batata, o importante é conhecer as características desses tubérculos e a importância nutricional de cada um deles.

Para informações corretas é preciso procurar um nutricionista, que avaliará a necessidade individual de cada paciente, orientando tipo, quantidade e o preparo mais adequado que deve ser seguido.

Por exemplo, a mesma quantidade de batata doce tem mais calorias e mais carboidratos do que a batata inglesa. Por outro lado, devido ao número de fibras, a batata doce acaba tendo um índice glicêmico menor.

O índice glicêmico (IG) é um valor dado aos alimentos com base na velocidade com que os níveis de glicose (açúcar) aumentam no sangue após sua ingestão. Ou seja, é uma medição que indica maior ou menor potencial de um alimento de elevar a glicemia.

A batata doce ganha em quantidade de vitamina A, vitamina C, fósforo, ferro, cálcio e sódio e possui mais fibras. Já a batata inglesa possui mais proteína, potássio, niacina e menos gordura.

Existem pessoas que buscam dietas para perder peso, outras para ganhar massa muscular e as que procuram uma alimentação rica em nutrientes. Por isso, fica claro que não precisamos excluir nenhum dos dois tipos de batatas das nossas refeições e sim balanceá-las.

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS), possui um quadro de nutricionistas que podem ajudar o beneficiário a receber orientações adequadas. A consulta pode ser agendada pelo aplicativo ou site do ICS e pelo telefone 3131-6100.

Saúde e Nutrição
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