O Instituto Curitiba de Saúde – ICS, na sua missão de garantir a assistência à saúde, coloca em prática mais um programa voltado ao atendimento dos beneficiários. Desde agosto de 2021, é desenvolvido no Centro de Saúde o Projeto Oncovida, de gerenciamento de casos oncológicos, oferecendo um acompanhamento integral ao paciente no tratamento de câncer com uma equipe multidisciplinar.

Este projeto é um conjunto de ações integradas de profissionais da saúde com a capacidade de reorganizar e aprimorar a prestação de serviços na atenção oncológica. O objetivo principal é contemplar a centralidade no paciente, com coordenação/navegação do cuidado, humanização e modelos inovadores de acompanhamento e tratamento. Todos estes procedimentos através de uma medicina individualizada.

Para a Diretora de Assistência à Saúde (DAS), dra. Priscila Yuri Souza Nishikawa, o Projeto Oncovida vem de encontro à proposição da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de que é necessário implementar um modelo de atenção longitudinal, orientado pelas necessidades do paciente.

“Na prática, o que se busca é monitorar todo o percurso do paciente, reduzindo o tempo médio entre o diagnóstico e o início do tratamento, através de uma equipe altamente capacitada e experiente neste modelo de atenção”, destaca dra. Priscila.

Para o Diretor-presidente do ICS, Tiago Waterkemper, o Projeto Oncovida é mais um passo importante da instituição visando atender a necessidade dos beneficiários que precisam de atendimento oncológico. “Estamos trabalhando para assegurar a assistência oncológica com a aplicação das melhores práticas no cuidado ao paciente com câncer”.

Além de contar com atendimento de uma equipe multidisciplinar, o beneficiário tem a vantagem de não precisar arcar com coparticipação nas consultas e procedimentos realizados no Centro de Saúde, como aplicação de medicações subcutâneas e intramusculares utilizadas no tratamento.

Outro diferencial do projeto é a Enfermeira Navegadora, que funciona como uma “assistente de cuidado”, desempenhando o papel de acompanhar o paciente por todo seu percurso assistencial, facilitando e monitorando todos os possíveis pontos de dificuldade.

Vale destacar que a equipe do Projeto OncoVida é composta por Oncologistas Clínicos, Cirurgião Oncológico, Cirurgiã Plástica e Mastologista. Todos profissionais com especializações realizadas em centros de referência em tratamento oncológico, inclusive fora do país, que estão a disposição do beneficiário atendido pelo Projeto.

Projeto Oncovida