O acompanhamento pré-natal é um conjunto de condutas que busca assegurar todas as fases da gestação e do parto, com o objetivo de impedir doenças e as complicações fetais e maternas, evitando ou diminuindo os impactos à saúde da mãe e do bebê.

Nesta linha de raciocínio de cuidados com gestante e seu bebê, o Instituto Curitiba de Saúde – ICS, através da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS) promove o PROGRAMA GESTANTE SAUDÁVEL, que prima pela saúde integral das gestantes beneficiárias, por meio de ações educativas em saúde com o foco em hábitos saudáveis e prevenção de doenças.

Alguns focos trabalhados no PROGRAMA GESTANTE SAUDÁVEL merecem destaque, como: sensibilizar as gestantes sobre os comportamentos saudáveis durante a gestação; oferecer orientação nutricional adequada; tirar dúvidas recorrentes das mães e pais presentes; orientação sobre atividades físicas durante a gestação; cuidados com o RN entre outros assuntos.

O acolhimento ginecológico é o departamento responsável por captar e monitorar as gestantes, que realizam o pré-natal com os profissionais do Centro de Saúde do ICS. Após este acolhimento, uma equipe multidisciplinar formada por médico obstetra; pediatra; enfermeiro; fisioterapeuta e assistente social, em forma de atividades educativas, darão suporte para os pais.

Para a Diretora de Atenção Primária e Assistência a Saúde, Dra. Marina Bueno este programa tem uma importância muito relevante. “dar assistência de forma humanizada durante toda a gestação ajuda muito a dar o suporte necessário para trazer mais saúde, a quem gera a vida em seu ventre e ao bebê que virá ao mundo”, destacou Dra. Marina.

Maiores informações do PROGRAMA GESTANTE SAUDÁVEL podem ser obtidos no telefone do DAPS: 3330-6088.

Programa Gestante Saudável