O Instituto Curitiba de Saúde – ICS amplia, a partir de 20 de dezembro, seu Programa de Triagem Neonatal, através de mais uma parceria com as Maternidades Santa Brígida e Nossa Senhora de Fátima, que visam a saúde e bem-estar do recém-nascido.

O acordo com ambas as maternidades prevê a realização de novos exames durante a triagem neonatal, com a cobertura do teste do pezinho, teste da orelhinha, teste do coraçãozinho, teste da linguinha e teste do olhinho.

“Esta iniciativa tem a finalidade de promover o cuidado e a prevenção primária ao neonato” esclarece Tiago Waterkemper, Diretor-Presidente do ICS. Os testes de triagem neonatal são fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças no recém-nascido, possibilitando o tratamento e acompanhamento especializado logo nos primeiros dias de nascimento do bebê.

Conheça um pouco mais sobre cada um dos exames:

• Teste do pezinho é o exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito (glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme).

• Teste da Orelhinha é um exame para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.

• Teste do coraçãozinho detecta irregularidades nos músculos e nos vasos sanguíneos do coração do recém nascido, verifica se o coração bate a quantidade esperada de vezes por minuto e se o sangue bombeado pelo coração contém a quantidade necessária de oxigênio que o bebê precisa.

• Teste da Linguinha, tem o objetivo de identificar precocemente a anquiloglossia em recém-nascidos, uma anomalia congênita que se caracteriza por um frênulo lingual anormalmente curto e espesso ou delgado, que pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua.

• Teste do Olhinho, tem como objetivo detectar anomalias através do reflexo da luz nos olhos do bebê. O exame é feito com as luzes baixas no ambiente, onde o médico, que pode ser pediatra ou oftalmologista, direciona uma luz diretamente sobre os olhos do bebê.

Programa de Triagem Neonatal