O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) possui diversos programas coordenados pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS), todos voltados para o bem estar do beneficiário. Um destes programas chama-se Programa de Tratamento a Obesidade/Vida Saudável, voltado para emagrecimento, onde o foco principal é mudança no estilo de vida.

A obesidade fisicamente pode desencadear diversas patologias como, por exemplo: diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão e acidente vascular cerebral. Além dessas patologias, outro agravante são os transtornos psicológicos. Pessoas obesas sofrem pré-julgamentos que desencadeiam problemas emocionais, especialmente transtorno de ansiedade e depressão.

Com tantos transtornos físicos e psíquicos é fundamental que uma equipe de multiprofissionais acompanhe quem entra no programa. Médica de Família, Endocrinologista, Nutricionista e Assistente Social são os pilares de sustentação deste programa, que faz sucesso nos resultados obtidos.

A beneficiária Helena Maria Leite e Silva, de 52 anos, sofria com a obesidade desde a adolescência. Tentou vários regimes durante a vida e com o passar do tempo se conformou com a aparência. Mas após alguns exames darem resultados preocupantes, resolveu tomar uma atitude e através da indicação da sua cardiologista, conheceu o Programa de Tratamento a Obesidade/ Vida Saudável.

“Essa equipe nos dá suporte, me escuta e busca entender e desenhar a dieta de forma personalizada, de acordo com os relatos das dificuldades e facilidades da minha vida. Estou muito satisfeita com os resultados alcançados até aqui e certa que concluirei meu propósito e não terei retrocesso”, destaca Helena.

Outra beneficiaria que passou por momentos difíceis na vida, decorrentes da obesidade foi Rafaela Puglia Ramos, que após uma consulta com sua endocrinologista, também foi encaminhada a conhecer o Programa.

“Com medo e receio aceitei marcar a primeira consulta. Foi maravilhoso! A equipe de profissionais me atendeu carinhosamente e com muito cuidado me tranquilizaram. Estou muito orgulhosa de mim, pois já alcancei alguns resultados e estou me tornando uma pessoa melhor e saudável, sem intervenção cirúrgica”, comentou Rafaela.

Na primeira consulta, o beneficiário é atendido pela assistente social Jacqueline de Fatima Consulin Maximiliano, que realiza o acolhimento e orienta sobre o programa. Em seguida, o atendimento é feito pela Médica da Família – Dra. Carolina Soares dos Reis, que dá todo o direcionamento clínico. As demais especialidades, são marcadas de acordo a necessidade e avaliação médica.

O beneficiário que tem interesse em entrar no Programa de Tratamento da Obesidade/ Vida Saudável pode entrar diretamente em contato com a DAPS, no telefone 3330-6088 e realizar o agendamento de sua avaliação.

Programa de Tratamento a Obesidade/ Vida Saudável