A cada quinze dias acontecem os encontros do Programa Boa Vida e nesta quarta-feira (20), mais uma vez o Auditório Jaime Lerner abriu suas portas para uma atividade com os beneficiários sobre as vantagens da drenagem linfática.

A palestrante foi a fisioterapeuta do ICS, Dra. Deiny Bacila Rahd Zanello, que salientou a importância da drenagem linfática para pacientes de pós-operatório de varizes, edema de membros inferiores e pós-mastectomia. O serviço é ofertado aos beneficiários de forma gratuita no setor de Fisioterapia do Centro de Saúde, para pacientes com encaminhamento médico de cirurgião vascular ou mastologista. O agendamento é feito por meio do Teleatendimento, telefone 3131-6100.

A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica de massagem com movimentos de compressão e descompressão, que tem como objetivo estimular o sistema linfático e eliminar o excesso de fluidos do corpo. Apesar de muito conhecida nos procedimentos estéticos, a drenagem linfática manual também é indicada no tratamento de saúde de diversas condições que prejudicam a circulação linfática, principalmente após procedimentos cirúrgicos.

“A drenagem faz bem para pessoas idosas porque nessa idade, as pessoas têm um sistema mais lento, a circulação é mais deficiente e ela começa a ficar com o sistema em déficit, pelo envelhecimento das células” relatou Dra. Deiny.

A beneficiária Roseli Graf, de 63 anos, acompanhou atentamente a apresentação. “Gostamos muito de assistir as palestras, tanto que fico contando os dias para vir novamente. Venho com meu marido e tentamos colocar em prática na nossa casa todas as informações que recebemos”, comentou Roseli.

Conheça algumas indicações da DLM: tratamento de pré e pós-cirurgia; tecidos edemaciados; circulação sanguínea de retorno comprometido; cicatrizes hipertróficas e queloidianas.

No entanto, é importante destacar algumas contraindicações, como pessoas com risco vascular; insuficiência cardíaca; trombose; infecções; hipertensão sem acompanhamento médico; câncer, principalmente linfomas e flebite.

O Programa Boa Vida tem como objetivo promover o envelhecimento saudável, através da realização de palestras e atividades de estímulo para o corpo e a mente. Para mais informações, entrar em contato com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS) pelo telefone 3330-6088.

Programa Boa Vida – Indicações da Drenagem Linfática