Nesta quarta-feira (15), os participantes do Programa Boa Vida acompanharam uma palestra com o tema “Disfunções na Tireoide”, ministrado pela endocrinologista do Instituto Curitiba de Saúde – ICS, Dra. Ana Luíza Campanholo.

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, localizada na parte inferior do pescoço e é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam várias funções do organismo como, por exemplo: os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.

Vários temas foram abordados na palestra pela endocrinologista, como o hipotireoidismo, hipertireoidismo e nódulos que podem aparecer em até 60% da população durante a vida. Mas a palestrante destacou, que a maioria destes nódulos são benignos e apenas 5 % podem ser cancerígenos e com exames complementares, são detectados pelos médicos.

“É importante sempre acompanhar a função da tireoide, pelo risco na alteração da função, tanto pelo excesso, quanto pela falta do hormônio. Essas alterações interferem bastante na qualidade de vida e até no risco de mortalidade, inclusive dos pacientes idosos” destacou Dra. Ana Luíza.

O Programa Boa Vida tem como objetivo promover o envelhecimento saudável, através da realização de palestras e atividades de estímulo para o corpo e a mente. Para mais informações, entrar em contato com a DAPS pelo telefone 3330-6088.

PROGRAMA BOA VIDA – Disfunções da Tireoide