Confira os documentos necessários para receber a vacina

A população está sendo vacinada em todo o país, de acordo com as prioridades estabelecidas por cada município.

Em Curitiba, a vacinação segue por escalonamento de idade e não é necessário agendamento. As datas com horários e público-alvo são previamente divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para garantir agilidade no atendimento, a população pode fazer o cadastro prévio na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).

Para quem não tiver o cadastro na plataforma Saúde Já, é preciso apresentar no dia da vacinação um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.

O documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) não é obrigatório no dia da vacinação. Segundo o Governo Federal, nenhum brasileiro deixará de tomar a vacina por não ter Cartão Nacional de Saúde (CNS), mesmo ele sendo de simples confecção.

Segundo o site do Ministério da Saúde, o CNS é um registro com dados pessoais (nome, nome da mãe, data de nascimento), contatos (telefones, endereço, e-mails) e documentos (CPF, RG, Certidões) de usuários, operadores e profissionais da área. As identificações estão inseridas nos sistemas informatizados de saúde.

Para quem deseja fazer o cartão, deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência e realizar a solicitação.

Procedimentos para vacinar