Depois de tomar a vacina, preciso ainda usar máscara?

Foto: Daniel Castellano / SMCS

São várias as dúvidas da população quanto ao assunto da pandemia do Covid-19. Essas incertezas são comuns e muitas vezes de difíceis respostas, inclusive para os profissionais de saúde mais capacitados, pois a mutação do vírus ainda é um mistério que está sendo diariamente estudado em todos os cantos do mundo.

Um dos questionamentos que surgem com frequência é a obrigatoriedade, ou não, do uso de máscaras para quem já pegou a covid-19 ou tomou a vacina.

O Paraná recebeu até agora 1.260.000 doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo a Secretaria de Estadual da Saúde (Sesa), 524.035 pessoas foram vacinadas no estado, sendo que 183.068 receberam duas doses.

Apesar das vacinas, a imunização representa mais uma ferramenta de combate à pandemia.

Na semana passada, a secretaria também confirmou o primeiro caso de reincidência da doença na capital do Paraná. Uma mulher de 39 anos, residente em Curitiba, teve a primeira amostra coletada no dia 15 de junho de 2020 e a segunda em 24 de fevereiro de 2021, positivando para a infecção nas duas ocasiões. O sequenciamento genômico do vírus foi feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, após envio de amostras pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Por isso, mesmo com a chegada das vacinas, infectologistas alertam que para evitar ser contaminado novamente é preciso manter a higiene das mãos, distanciamento social, ventilação dos ambientes e uso de máscara.

Os protocolos sanitários são essenciais para manter a segurança individual e a contenção da proliferação da pandemia.

Lembrando que o beneficiário do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), que apresentar qualquer sintoma da Covid-19, como febre, tosse seca, coriza, dor de garganta, perda de paladar ou olfato pode ligar para a Central de atendimento exclusivo do ICS.

A Central Covid-19 funciona nos telefones 3330 – 6043 e 3330 – 6063, de segunda à sexta, das 9h às 17h.

Preciso ainda usar máscara?