Por que a nova doença foi chamada de Covid-19?

A partir de fevereiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) começou a chamar o Coronavírus de Covid-19. O nome tem como referência o ano em que apareceram os primeiros casos na cidade de Wuhan na China. O primeiro alerta foi emitido em dezembro de 2019.

A mudança de coronavírus para Covid-19 foi uma preocupação da OMS para que não se criasse xenofobia e preconceito com países ou povos, além de evitar confusões com outras doenças.

A importância de se criar um nome rapidamente foi para que não se gerasse uma relação da doença com a China. Muitas pessoas no início de 2020 já estavam chamando a patologia de “Doença da China”.

Com a oficialização pela OMS, para Covid-19, estas denominações não oficiais foram freadas, ajudando desta forma numa única denominação a nível mundial.

PREVENÇÃO – Com a expansão do coronavírus e sua presença a mais de um ano na sociedade, procedimentos para conter a pandemia são realizados diariamente de maneira individual e coletiva.

No Instituto Curitiba de Saúde (ICS) o beneficiário que sentir algum sintoma da Covid-19 pode buscar orientações através de uma central telefônica. No canal é possível informar-se de maneira adequada como proceder em caso de suspeita de Covid-19.

A Central Covid-19 funciona nos telefones 3330-6043 e 3330-6063, de segunda à sexta, das 9h às 17h.

Por que Covid-19?