Informações gerais

Transmissão
A transmissão do coronavírus costuma ocorrer através do contato com infectados, por meio de secreções, como: gotículas de saliva, objetos contaminados, catarro, espirro e tosse.

Sintomas
Os sintomas mais comuns da covid-19 são febre, tosse seca, dor de garganta, cansaço, falta de paladar e/ou olfato, e falta de ar – sendo esse último o mais preocupante. Em alguns casos, um pouco menos comuns, são dores no corpo, congestão nasal e diarreia, que geralmente são leves e ocorrem gradualmente.

Os sintomas tendem a começar a aparecer até dois dias após a exposição ao vírus e podem persistir por cerca de duas semanas.

Estou com sintomas, o que fazer?
Se você tiver com sintomas de gripe ou resfriado, com bom estado geral, a orientação é ficar em casa, priorizando repouso e boa alimentação, e fazer o isolamento domiciliar para evitar a contaminação de outras pessoas.

É recomendável que somente pessoas com sintomas respiratórios mais intensos procurem atendimento médico no pronto-socorro.

Em caso de piora do quadro geral, cansaço ou dificuldade para respirar, ligue para a Central de Dúvidas Covid-19, canal exclusivo de atendimento aos beneficiários do ICS, telefone 3330-6043, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

É essencial entrar em contato nestes telefones para tirar dúvidas e receber orientações com médicos do Centro de Saúde, antes de procurar um hospital da rede credenciada.

Pronto atendimento

Em caso de necessidade de atendimento médico, os beneficiários contam com opções de pronto atendimento adulto e pediátrico na rede credenciada do plano de saúde.

O ICS possui hospitais de retaguarda com opção de atendimento emergencial 24h com isenção da cobrança de coparticipação nos seguintes locais: Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Hospital Pilar e Hospital Cruz Vermelha para atendimento adulto e o Hospital Evangélico Mackenzie para emergência pediátrica.

Diagnóstico e exames

O diagnóstico da covid-19 é feito através da avaliação médica e exames que auxiliam na detecção da infecção pelo novo coronavírus.

O plano de saúde do ICS possui cobertura para o exame de detecção do Coronavírus, o teste RT-PCR swab (cotonete), que detecta presença de RNA do SARS-CoV-2, quando o beneficiário se enquadrar na definição de caso suspeito ou provável de doença.

Para realização do exame é necessário solicitação médica. Após emissão e liberação da guia de exame, o beneficiário deve consultar os locais de realização no Portal do Beneficiário, em Guias.

Funcionamento do Centro de Saúde do ICS

Devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19), alguns serviços no Centro de Saúde, voltados ao atendimento do beneficiário, tiveram seu funcionamento afetado.

Alguns serviços foram suspensos por tempo indeterminado, outros sofreram alteração no atendimento para restringir a circulação de pessoas.

Confira aqui os serviços em funcionamento e suspensos no Centro de Saúde.

Orientações Coronavírus (COVID-19)