O Instituto Curitiba de Saúde – ICS implanta novo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com o objetivo de promover ações que melhorem a qualidade e segurança dos pacientes atendidos no próprio Instituto e em toda a rede credenciada.

“A criação do NSP busca reduzir os riscos associados à assistência em saúde com a implementação das melhores práticas, de forma a alcançar os melhores resultados possíveis para o paciente. Sua atuação é direcionada tanto para o ambulatório do ICS quanto para os hospitais e clínicas credenciadas”, afirma Dra. Marina Bueno, Diretora de Atenção Primária e Assistência à Saúde do ICS.

O NSP é formado por equipe multidisciplinar, composto por médicos, enfermeiros e colaboradores de diversas áreas. Entre as atividades desenvolvidas destacam-se as ações para assegurar a segurança do paciente e o gerenciamento de riscos.

São identificadas através da visita médica-hospitalar, situações que serão analisadas em conjunto com o prestador, para que os riscos se minimizem a cada dia que passa. “A ideia é tornar o Instituto uma operadora de saúde de excelência com os cuidados fundamentais de segurança”, destaca Dra. Célia Burgardt, médica infectologista do ICS.

São realizadas periodicamente reuniões do NSP em que são tratadas as oportunidades de melhoria nos protocolos, considerando o paciente como sujeito e objetivo final do cuidado em saúde. O paciente deve estar seguro, independente do processo de cuidado a que ele esteja submetido.

Núcleo de Segurança do Paciente