Menopausa: Sintomas, tratamentos e causas

A menopausa é uma fase da vida da mulher que ocorre a interrupção natural da menstruação e onde o estrogênio e a progesterona, que são hormônios femininos deixam de ser produzidos. A menopausa acontece em média entre os 45 a 50 anos da mulher.

Dentre os principais sintomas, destacam-se: menstruação irregular, calores no corpo de forma repentina, insônia, alteração do humor, secura vaginal, diminuição do desejo sexual, incontinência urinária e aumento do peso corporal.

Com o aparecimento de qualquer um destes sinais, o melhor caminho é procurar um ginecologista, que saberá orientar a mulher a enfrentar este período da vida de forma mais tranquila.

O Centro Médico do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), no Rebouças, conta com profissionais capacitados do setor de ginecologia. As consultas podem ser agendadas pelo teleatendimento do ICS, que funciona diariamente, das 6 às 22 horas, pelo número 3131-6100.

DIAGNÓSTICO – O diagnóstico de menopausa através do ginecologista virá principalmente na ausência de menstruação num período de 12 meses e através de exames para detectar os níveis de estrogênio e progesterona no sangue.

Depois de diagnosticado, a menopausa pode ser tratada com reposições hormonais para aliviar alguns sintomas. Estes remédios só podem ser consumidos com receita médica para mulheres que não possuem contra indicações, como câncer de mama ou de útero, histórico de infarto ou acidente vascular cerebral, por exemplo.

Menopausa