Como se preparar para consulta médica em tempos de COVID-19

Com todas as medidas de segurança recomendadas pelos órgãos sanitários e de saúde para o combate da pandemia, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) utiliza protocolos para os atendimentos presenciais eletivos. As consultas médicas e exames são essenciais para diagnosticar ou prevenir inúmeras patologias diferentes da Covid-19.

É necessário incorporar ao cotidiano boas práticas de higiene e prevenção a serem adotadas tanto pelo instituto e seus colaboradores, quanto pelos próprios pacientes. Os cuidados são uma forma de oferecer atendimento com tranquilidade.

Esses novos hábitos e rotinas são importantes na redução das taxas de transmissibilidade do novo coronavírus e devem iniciar antes de sair de casa.

No dia da consulta ou exame, desde o deslocamento até o local de atendimento, alguns protocolos precisam ser tomados. O primeiro passo é o uso correto de uma máscara, que cubra bem seu rosto, principalmente boca e nariz.

Ajustar a máscara ao rosto evita a dispersão de gotículas das vias respiratórias nos ambientes, assim como impede de tocar nela com frequência.

Outra recomendação é levar álcool em gel e uma máscara de reserva para troca, se necessário.

Durante o transporte, principalmente se utilizar coletivos, procure manter o distanciamento de outras pessoas. Ao sair é importante higienizar as mãos com álcool gel, sempre evitando levá-la ao rosto.

Ao chegar ao local da consulta ou exame, evite colocar a mão em objetos e corrimões, higienize mais uma vez as mãos e procure manter distância na sala de espera.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a presença de acompanhantes. O paciente deve evitar levar outras pessoas para as consultas, diminuindo assim aglomerações nas salas de espera e aumentando a segurança de todos.

Os acompanhantes são prioritários para crianças, adolescentes e adultos que realmente necessitam de auxílio em virtude de dificuldades de locomoção, entre outros problemas.

Durante a consulta, os profissionais médicos saberão conduzir todos os cuidados, mas ao sair do local todos os procedimentos da vinda precisam ser repetidos.

Se apresentar sintomas gripais, e a consulta for eletiva, avise o ICS para remarcar ida ao Centro Médico. As recomendações também valem para serviços credenciados.

No ICS, vale destacar que para marcar uma consulta, o beneficiário não precisa se deslocar. O agendamento pode ser feito pelo teleatendimento no 3131-6100, pelo aplicativo do ICS (disponível no sistema Android e IOS), ou pelo Portal do Beneficiário no site: http://www.ics.curitiba.org.br/Beneficiario/

Medidas de segurança