O Instituto Curitiba de Saúde (ICS), em conformidade com os protocolos sanitários de combate ao coronavírus, adotou uma série de medidas preventivas para o atendimento dos beneficiários no Centro de Saúde. Confira abaixo as determinações.

Centro de Saúde

Desde agosto de 2020, o atendimento vem sendo retomado gradativamente no Centro de Saúde do ICS. Atualmente, cerca de 75% dos profissionais de saúde do ICS estão em atividade.

A fim de evitar a transmissão da covid-19, medidas de prevenção foram adotadas para proteção de beneficiários e colaboradores, como reforço na higienização de áreas comuns e consultórios, espaçamento de consultas para evitar aglomeração e restrições de acesso ao Centro de Saúde:

Entrada exclusiva pela Rua Santo Antônio, nº 400, com estacionamento liberado para uso dos beneficiários.

Obrigatório uso de máscara e aferição de temperatura na recepção.

Proibida a entrada de acompanhantes, exceto pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. A entrada de crianças é permitida somente com consulta pediátrica agendada e apenas 1 (um) responsável.

Pacientes sintomáticos, com febre, sintomas respiratórios* e/ou distúrbios gastrintestinais**, pessoas confirmadas para covid-19 ou contato com pessoa confirmada, em isolamento para tratamento da covid-19, são orientadas a reagendar a sua consulta e, se necessário, buscar hospitais de Pronto Atendimento na rede credenciada.

* Falta de ar, tosse, coriza, dor de garganta e perda de paladar ou olfato.
** Náuseas, vômito e diarreia.

Central de Atendimento Covid-19

Febre, tosse seca, coriza, dor de garganta, perda de paladar ou olfato são alguns sinais que podem estar relacionados ao novo coronavírus. Ao apresentar qualquer um desses sintomas, ou tiver contato com pessoa suspeita de covid-19, os beneficiários do ICS podem entrar em contato com a nossa Central de Atendimento Covid-19, antes de procurar um serviço de urgência e emergência.

O atendimento é realizado por profissionais do ICS e são repassadas orientações sobre cuidados com a saúde, isolamento domiciliar, locais de pronto atendimento e solicitação de exame, em caso de necessidade.

Beneficiários do grupo de risco também podem entrar em contato com a Central para renovação de receita de medicamentos de uso contínuo.

A Central Covid-19 funciona nos telefones 3330 6043 e 3330 6063, de segunda a sexta das 9h às 17h.

Rede Credenciada

Pessoas com sintomas mais graves são orientadas buscar hospitais conveniados de pronto atendimento 24 horas. O beneficiário conta com três opções de pronto atendimento adulto com isenção de coparticipação*(Santa Casa, Pilar e Cruz Vermelha) e o Hospital Evangélico Mackenzie para emergência pediátrica.

No Portal do ICS, aplicativo e teleatendimento, telefone 3131-6100, é possível consultar toda a rede de prestadores.

São considerados sinais de alerta febre alta persistente (38ºC por mais de 24 horas) e/ou os seguintes sintomas: falta de ar, respiração acelerada, vômito, desidratação, pontas dos dedos arroxeadas e alteração do nível de consciência.

Guia de Exames

A inclusão e liberação de guias de exames agora são realizadas exclusivamente pelos canais: Teleatendimento, telefone 3131 6100, e Whatsapp, número (41) 3180-0709. Funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h30 às 20 horas e aos sábados, das 10 horas às 17h30.

O prazo para a liberação varia de acordo com a complexidade do exame, conforme as regras estabelecidas pela Agência de Saúde Suplementar (ANS). No aplicativo e Portal do Beneficiário é possível acompanhar o status de liberação da guia.

Coparticipação

Depois de quase um ano sem a cobrança da coparticipação em consultas eletivas, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) volta a aplicar a cobrança de coparticipação. A medida foi adotada a partir de 1º de março e válida nos atendimentos em toda a rede credenciada.

A coparticipação consiste em parte do custo do serviço (30%) e é paga pelo beneficiário. O plano de saúde cobre 70% do valor em consultas, exames, atendimentos ambulatoriais e emergenciais nas unidades credenciadas.

A suspensão da coparticipação foi adotada no fim de março de 2020, fase inicial da pandemia pelo novo coronavírus em Curitiba, quando as consultas eletivas de especialidades médicas ofertadas no Centro de Saúde ficaram suspensas temporariamente.

Para que os beneficiários não ficassem prejudicados com a interrupção do serviço, já que nos atendimentos no Centro de Saúde não há cobrança de coparticipação, houve isenção do pagamento na rede credenciada.