Dia Mundial da Medicina Veterinária

O Dia Mundial da Medicina Veterinária é comemorado anualmente no último sábado do mês de abril. Nesta data (24), o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) presta homenagem a esses profissionais que desempenham um papel fundamental para a saúde e bem-estar dos animais e seus donos.

Com a pandemia de Covid-19, a convivência com animais de estimação tem sido cada vez maior e benéfica, e um check-up periódico contribui para a qualidade de vida e longevidade dos bichinhos.

A partir de uma avaliação cuidadosa, o médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica para animais domésticos e silvestres, cuidam da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, controle de doenças em grandes populações de animais, entre outras funções relacionadas à saúde animal.

Na saúde pública, a categoria foi integrada às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em 2011. Desde então, os médicos veterinários são reconhecidos junto ao Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros.

Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.

Medicina Veterinária