Especialidade médica previne e trata doenças da mama

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) soma mais uma especialidade em seu corpo clínico: a mastologia, que previne, diagnostica e trata doenças relacionadas à mama. O objetivo da nova especialidade é tentar diminuir os deslocamentos de beneficiários e dependentes dentro da rede de atendimento, tendo todo o diagnóstico e tratamento através do serviço exclusivo do Centro de Saúde, no Rebouças.

A mastologia abrange os mais diversos cuidados relacionados às glândulas mamárias e é responsável pela detecção e tratamento de câncer de mama, nódulos benignos, avaliação de cistos, mastites (infecções de mama) e até mesmo alguns tipos de eczemas.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que o rastreio mamográfico seja anual para mulheres com 40 anos ou mais. Nos casos de pacientes com risco aumentado os cuidados devem ser individualizados.

O mastologista, Leonardo Paese Nissen, ressalta que ao reparar qualquer alteração na mama, independentemente da idade, é importante procurar uma avaliação completa e personalizada.

“Alguns pacientes apresentam um alto risco para o câncer de mama. Um exemplo é quando há mutações genéticas conhecidas como BRCA1 e BRCA2. Nesse caso há indicação de rastreio com início precoce e exames além da mamografia, sendo cada caso avaliado individualmente”, destaca o médico.

A consulta médica com um mastologista, geralmente, acontece após a indicação de outro especialista para uma abordagem mais aprofundada. No caso da saúde feminina, tanto o mastologista quanto o ginecologista têm papel fundamental, sendo as duas funções complementares.

CÂNCER DE MAMA – Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a mortalidade por câncer de mama vem diminuindo nos países que implantaram programas efetivos de rastreamento, com qualidade dos exames, e tratamento adequado e oportuno.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 66.280 casos de câncer de mama foram diagnosticados somente em 2021. Por isso, campanhas de conscientização e investimentos nesta área durante todo o ano são essenciais para um diagnóstico precoce e eficaz.

CONSULTA – Para agendar uma consulta com o mastologista, o beneficiário deve entrar em contato através do telefone 3131 6100. O atendimento acontece todos os dias da semana, das 6 às 22 horas.

Mastologia