ICS finaliza participação do Março Lilás

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) participou em todo mês de março de ações em prol da saúde da mulher e nesta quarta-feira (31) finaliza o Março Lilás, uma campanha para conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau (preventivo).

A iniciativa tem o objetivo de combater esse tipo de doença e aperfeiçoar a assistência às beneficiárias, que representam 57% dos atendimentos.

Dos 77 mil servidores da prefeitura e dependentes atendidos pelo ICS, mais de 44 mil são mulheres.

De acordo com a Central de Atendimento ao Beneficiário, as visitas periódicas do público feminino aos especialistas também são maiores.

Apenas no setor de ginecologia, anualmente o instituto realiza em média 9 mil exames de papanicolau.

EXAME – Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se anualmente ao preventivo periódico.

O exame é feito no próprio consultório médico e consiste em uma coleta da secreção do colo e enviado para avaliação em laboratório. O tempo para o resultado do exame após coleta é de 14 dias.

Geralmente o processo é indolor, simples e rápido, podendo causar apenas um pequeno desconforto.

Para realização é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual. Mulheres grávidas podem realizar o preventivo sem danos ao bebê.

ALTERAÇÃO – Para as pacientes com preventivos alterados, os profissionais do ICS realizam encaminhamento para uma avaliação mais detalhada da vulva, vagina e colo do útero, buscando sinais que podem indicar inflamação ou presença de doenças.

“Quando encontramos uma lesão neoplásica, ela ainda não é caracterizada como câncer e a paciente passa pelo exame de colposcopia. Caso seja identificada lesões, é realizado biópsia para diagnóstico”, explica a ginecologista do ICS, Franciele Canecin.

No ano de 2019, foram detectados 566 preventivos com alterações, sendo 293 encaminhados para realização de biópsia.

“Sempre buscamos uma investigação mais detalhada e quando há resultado de câncer encaminhamos à oncologia”, ressalta.

CONSULTA – O agendamento para coleta do exame preventivo e demais serviços, pode ser feito pelo Portal do Beneficiário ou pelo aplicativo, disponível no sistema Android e iOS, e também pelo teleatendimento, das 6 às 22 horas, incluindo fins de semana e feriados pelo número 3131-6100.

Outra opção é o agendamento direto nas clínicas conveniadas. A relação de prestadores está disponível também no portal e no aplicativo.

Março Lilás